DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

PAN apela a que as pessoas não deixem os animais para trás devido ao fogo

Associação estão articuladas para apoio aos animais

Alguns animais têm sofrido devido às chamas e ao intenso calor.
Alguns animais têm sofrido devido às chamas e ao intenso calor., Foto Miguel EspaDA/ASPRESS

O PAN Madeira emitiu um comunicado onde apela ao apoio às famílias e animais, face à situação decorrente dos incêndios nos vários Concelhos da Região. No mesmo documento, pede à população que não deixe os animais para trás caso tenha de 'fugir' devido ao fogo. 

"Temos estado a acompanhar a situação dos incêndios e em contacto com diferentes entidades e associações. É importante nesta fase apelar ao apoio da população, em mitigar as consequências dos incêndios, nomeadamente no que diz respeito, ao apoio às famílias e animais, através da doação de bens alimentares e outros que garantam o mínimo do conforto face a este momento. Queremos ainda manifestar o nosso agradecimento a todas as forças que estão na linha da frente no combate aos incêndios, incluindo as pessoas que estão no terreno a ajudar e às associações que têm sido incansáveis na garantia também da protecção animal", afirma Mónica Freitas, deputada do PAN na Assembleia Legislativa Regional.

O partido alerta para a necessidade de articulação de meios, levando a que seja assegurada a recolha os animais, bem como alimento e cuidados veterinários. Nesse sentido, o PAN contactou diferentes associações e entidades de modo a fazer um levantamento das necessidades: "estão no terreno a Associação Ajuda Alimentar Cães a recolher animais, a SPAD manifestou apoio em garantir abrigo temporário, tratamentos médico veterinários e ração para animais às famílias afectadas. O IRA partilhou também o seu apoio, oferecendo recursos humanos para intervenção no terreno".

O PAN tem estado em contacto com as associações e cadeias de supermercado, no sentido, de angariar bens alimentares que possam apoiar as famílias neste momento. Estando inclusive, a agilizar contatos com o Pingo Doce e a Animad. Têm sido feitos também apelos para doação de bens para as pessoas que se encontram temporariamente alojadas no Pavilhão Gimnodesportivo do Porto Moniz e dos Prazeres. PAN

O PAN defende investimento na aquisição e melhoria dos recursos de combate aos incêndios, garantia de bonificações para os profissionais e a criação de um Plano Regional de Resgate Animal a incluir no Plano Regional de Emergência e Proteção Civil.