DNOTICIAS.PT
Madeira

Saúde mental em debate na Casa de Saúde de São João de Deus

Amanhã e sábado decorrem as 10.ªs jornadas sobre a temática

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

Amanhã e sábado, 13 e 14 de Outubro de 2023, decorrem na Casa de Saúde S. João de Deus, no Funchal, as 10ªs Jornadas de Saúde Mental e Psiquiatria, sob o tema "Proximidade em Saúde Mental: Refletir o Presente/Construir o Futuro". O evento terá lugar no Auditório S. Bento Menni daquela instituição, "dando assim continuidade a um caminho de formação, reflexão, partilha de experiências e consequente efetividade interventiva, à muito trilhada pela instituição na incessante procura e apropriação de respostas de excelência", escreve o diretor João Eduardo Lemos.

"Aproximar-nos da realidade presente, compreender os desafios atuais e, simultaneamente, construir um futuro mais inclusivo e qualificado, são os objetivos que nos movem", realça o responsável. "Durante este evento, teremos a oportunidade de explorar estratégias e práticas que nos permitirão alcançar estes desideratos".

Desta forma, acrescenta, "iniciamos os trabalhos com oradores de elevado prestígio e competência, que neste dia e meio de trabalhos, abordarão à luz do atual estado da arte, as várias temáticas em programa, nomeadamente nas áreas da investigação em saúde mental, da patologia dual, da proximidade e continuidade de cuidados, na área dos bio marcadores de bem-estar, no tratamento da depressão resistente, entre outros, todas elas com elevado impacto na pessoa, na família e na sociedade".

Destinado a todos os profissionais das áreas da saúde, social e educação, "mas também a toda a comunidade interessada", a organização estima a participação de cerca de 300 pessoas. A começar na sessão de abertura, que terá lugar pelas 10h00, integrando a mesa de abertura o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, o Bispo do Funchal, Don Nuno Brás, o Irmão José Paulo Pereira, presidente do Instituto S. João de Deus, e o próprio João Eduardo Lemos.