Madeira

Tecnologia permite à Madeira “trabalhar em igualdade de circunstâncias com o resto do mundo”

Para o presidente do Governo a Região tem nesta área “a grande oportunidade histórica”

None

Porque através da tecnologia a Região “pode trabalhar em igualdade de circunstâncias com o resto do mundo”, esta é “a grande oportunidade histórica para a Madeira”. Palavras do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esta tarde, durante a visita às instalações do Centro de Inteligência Artificial da Madeira, localizado no edifício da Ribeira da Boaventura, em Santa Cruz.

Depois de visitar as instalações da Datamentors, que surge, em relação à Região, como um player de incubação empresarial focado nas áreas de Inteligência Artificial, Albuquerque lembrou que a tecnologia oferece “empregos com boas remunerações e com futuro”, para enaltecer a aposta da Datamentors, ao desenvolver um programa de formação especializado nas áreas de Software, Ciência de Dados e Engenharia de Dados e incorporar tal programa em serviços diferenciados.

Ficou o desejo que a Datamentors continue a se internacionalizar, a crescer e a desenvolver projectos pilotos.

Eliano Marques, o CEO da Centro de Inteligência Artificial, perspectiva que o número de colaboradores possa crescer e atingir as 300 pessoas nos próximos cinco anos. Revelou ainda que o primeiro modelo de IA que entrou em produção na passada sexta-feira, dia 20 de Janeiro, até hoje – em apenas quatro dias – já detectou cerca de meio milhão de potenciais ilegalidades associadas a uma grande marca multinacional.