Fact Check Desporto

Cristiano Ronaldo vendeu a Bola de Ouro de 2013?

Em 2017 foi notícia que Idan Ofer, o homem mais rico de Israel, desembolsou pelo troféu um total de 600 mil euros

Vário meios de comunicação social deram conta esta semana que CR7 fez dinheiro com a Bola de Ouro de 2013. Outros revelam que o mesmo troféu foi doado para leilão com o objectivo de ajudar crianças com doenças graves. É verdade que Ronaldo tem em sua posse apenas quatro das cinco bolas de ouro conquistadas?
None

A história, para além de não ser nova, foi deturpada esta semana

Alguns meios de comunicação social partilharam nos últimos dias uma 'notícia' dando conta que o madeirense Cristiano Ronaldo teria vendido por 600 mil euros a Bola de Ouro conquistada em 2013.

Uma versão desmentida por outros meios com memória, tendo revelado que a réplica do troféu foi doada para leilão, tendo sido adquirida por magnata israelita, Idan Ofer, com ligações ao futebol português ao comprar uma participação maioritária na SAD do Famalicão, e que desembolsou um total de 600 mil euros. O dinheiro angariado nesta operação foi depois canalizado para a Make-A-Wish,  instituição que acompanha  crianças com doenças graves.

Mas afinal, quem escreve a verdade?

A história mal contada por uns e clarificada por outros nem é nova. Remonta a 2017, altura em que foi divulgada pelo jornal espanhol Marca. Contudo, um post colocado no Facebook da Sport Bible a 10 de Janeiro último recolocou o assunto na ordem do dia, com deturpações à mistura.

Face ao que foi publicado, fica claro que Cristiano Ronaldo não vendeu a Bola de Ouro de 2013. Simplesmente doou uma das duas réplicas recebidas então  - a outra está na sala de troféus do Real Madrid - a uma causa solidária, como aliás prevê a FIFA. 

O troféu original - recebido a 13 de Janeiro de 2014 na Suíça, em cuja votação o actual avançado dos sauditas do Al Nassr se superiorizou a Lionel Messi e Franck Ribéry - está em exibição no Museu CR7, no Funchal.