Madeira

Governo vai aumentar diária de internamento para as instituições de saúde mental

A pandemia provocou um aumento "assustador" das patologias de saúde mental, diz Pedro Ramos

None

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, anunciou hoje, no âmbito das V Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental, que o Governo Regional da Madeira vai aumentar a diária de internamento das instituições que lidam com a área da saúde mental.

Um aumento que já era reivindicado pelas respectivas instituições e que será tratado em consonância com as necessidades das mesmas, mas também de forma a "não criar falsas expectativas".

O aumento dos internamentos compulsivos, também devido ao consumo de substâncias psicoativas, é outra das preocupações do Executivo. O governante afirmou que estão criadas todas as estruturas para responder a este flagelo. Os problemas de saúde mental tiveram um aumento "assustador" durante a pandemia, forçando todas as instituições de saúde mental a uma resposta mais efectiva.

Ricardo Gomes, director da Casa de Saúde Câmara Pestana, frisou a importância dos apoios do Governo Regional para a intervenção na saúde mental. Uma intervenção que exige cada vez mais uma resposta multidisciplinar e dependente de vários recursos humanos.

O aumento da inflação também chega às casas de saúde e dificulta ainda mais a prestação de serviços, que, garante o director, não pode perder qualidade. "O que nos move hoje continua a ser o utente", sublinhou, dizendo que estas V Jornadas Hospitaleiras devem servir para discutir e relançar para a sociedade pública a importância de promover a saúde mental.

Também Helena Leal, vereadora com o pelouro social na Câmara Municipal do Funchal, defendeu uma resposta em parceria com todas as instituições para dar resposta aos problemas ligados à saúde mental, mais ainda os ligados ao consumo de produtos estupefacientes e que se traduzem em comportamentos de violência. O orçamento municipal vai dotar mais verba para responder ao aumento destes casos e evitar assim um sentimento de insegurança junto dos munícipes.