5 Sentidos

Madeira Camerata actua amanhã no Belmond Reid’s Palace

None

A Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (entidade que gere a Orquestra Clássica da Madeira), apresenta um concerto pela Orquestra de Cordas, Madeira Camerata, esta quinta-feira, dia 22 de Setembro, pelas 21h30, no hotel Belmond Reid’s Palace, no Funchal.

Neste concerto serão interpretadas obras de Pachelbel 'Cânone', Bach 'Ária da Suite em Ré', Haendel/Aslamasian 'Passacaglia', Corelli 'Concerto Grosso em Ré maior Op.6 No.4 ', Vivaldi 'Concerto Alla Rustica em Sol maior RV.151' e 'Homenagem' de Soares da Costa.

A Madeira Camerata, um agrupamento interno da Orquestra Clássica da Madeira, tem por principais objetivos a interpretação de repertório para orquestra de cordas e a divulgação da música portuguesa escrita para este tipo de formação. Criada em 1997, representou a Orquestra Clássica e a Região Autónoma da Madeira no exterior, participando em festivais internacionais de música.

Com direcção artística do violinista madeirense Norberto Gomes, a Madeira Camerata já tocou com vários maestros e solistas, entre eles Jaap Schröder, Luís Izquierdo, Roberto Perez, Filipe Pinto-Ribeiro, Carlos Guilherme, Luís Andrade,  Milko Pravdic, Ilya Grubert, António Carrilho, Bárbara Dória, Lyudmila Voynarovska, entre outros.

Já se apresentou em concerto nos Festivais de Música da Madeira de 1998, 1999 e 2000, no Festival de Artes de Macau, e ainda no Festival de Música de Ferrol, na Galiza (Espanha). Realizou ainda concertos no Porto e no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Em 2000 realizou uma digressão por várias cidades espanholas, entre as quais Madrid, onde se apresentou no Auditório Nacional com transmissão em direto para a Rádio Clássica de Espanha.

Um concerto que nos diz muito, não só pelo facto de estarmos novamente a fazer música e a partilhá-la entre nós, mas porque representa este momento onde sentimos o retorno aos concertos, de forma continuada,  ao vivo numa sala de concertos, e assistidos pelo nosso público, num novo contexto, marcado também pelas regras de segurança recomendadas e exigidas pelas instituições de saúde pública. Norberto Gomes,  Director Artístico da Orquestra Clássica da Madeira

PROGRAMA:

Johann Pachelbel [1653 - 1706] - Cânone
Johann Sebastian Bach [1865 – 1750] - Ária da Suite em Ré
Georg Friedrich Händel [1685 - 1759] / S. Aslamasian · Passacaglia
Arcangelo Corelli [1653 - 1713]  - Concerto Grosso em Re maior Op.6 No.4  
António Vivaldi [1678 - 1741]  -  Concerto Alla Rustica em Sol maior RV.151
Rui Soares da Costa  [1958 -      ]  -  Homenagem

MÚSICOS:

Norberto Gomes. Violino

Olena Soldatkina. Violino

Nshan Chalikyan. Violino

Parandzem Khachkalyan. Violino

Valeriy Perzhan. Violino

Edina Tenki. Violino

Volodymyr Petryakov. Viola

Marina Gyumishyan. Violoncelo

Iryna Bandura. Violoncelo

Gabor Bolba. Contrabaixo