Madeira

Secretaria do Ambiente recolheu três toneladas de lixo-marinho nos últimos dois anos

None

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, participou esta terça-feira, 20 de Setembro, numa acção de limpeza de lixo-marinho, na Ponta de São Lourenço, no âmbito da Semana Europeia de Limpeza Costeira. Na iniciativa, foi divulgado que nos últimos dois anos, foram retiradas nos mares da Madeira mais de três toneladas de lixo-marinho.

Na ocasião, a governante lembrou as palavras de Peter Thomson, enviado especial do Secretário-geral da ONU para o oceano que recentemente esteve na Região: “Não poderá haver um planeta saudável sem um oceano saudável”. A frase foi o mote para a iniciativa que juntou cerca de duas dezenas de pessoas e que contou com o apoio do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, bem como da empresa Madeira Sea Emotions.

Segundo explicou a secretária com a tutela do ambiente, “em primeiro lugar, o importante é evitar a poluição, mas em caso de necessidade, limpá-la”. Susana Prada lembrou ainda que a estratégia de combate ao lixo-marinho na Madeira assenta em três pilares, a sensibilização da população e pescadores, a limpeza e monitorização do tipo de lixo, da quantidade e da proveniência. 

A Secretaria do Ambiente afirma que "neste momento, a Região tem o mais completo programa de monitorização de lixo-marinho em praias do País", sendo monitorizadas sete praias na Madeira, duas no Porto Santo, uma nas Desertas e uma nas Selvagens.

"Parte do lixo recolhido não é produzido na Região, mas chega ao arquipélago devido à nossa posição geográfica".