Madeira

Devoção saiu ao mar no Caniçal

Veja as imagens da procissão da Senhora da Piedade

A procissão por mar em honra de Nossa Senhora da Piedade arrancou, por volta das 15 horas desta tarde, no Caniçal, emprestando um colorido diferente, mas sobretudo muita fé, àquela vila piscatória.

Os peregrinos rumaram à capela no cimo do monte da Piedade, acompanhando o barco que transportará a imagem da santa, padroeira dos pescadores, até à igreja matriz do Caniçal, onde pernoitará. Nesta embarcação vai o arrais, a banda, o padre, os Irmãos da Confraria e os homens que levam o andor.

Os restantes, apinhados de gente, enfeitados com bandeiras e folhas de palmeira, seguem-no enfileirados. Os armadores disponibilizaram as embarcações para quem quiser participar, sendo gratuita a viagem.

Depois do desembarque, a procissão irá dirigir-se para a igreja, onde tem lugar uma missa. Após a celebração, formam-se filas de crentes para beijarem a imagem e fazer as suas promessas.

De noite decorrem os divertimentos típicos do arraial.

Amanhã, terminada a missa dominical, sai de novo a procissão marítima, mas desta vez para fazer o percurso inverso, devolvendo a imagem à sua capela. De noite continua a animação.

Percorra a galeria e veja as imagens que ilustram a tradicional procissão: