Artigos

“Conversa de chacha”

Após ouvir o comentário do PCP sobre a morte de Mikhail Gorbatchov, consigo imaginar o que seria este partido a governar Portugal!

Trata-se dum tipo de conversa, que pode ocorrer em qualquer ambiente, restrito ou alargado, onde os intervenientes são amigos, conhecidos ou somente conhecidos “de vista”, reunidos para trocar opiniões, fazer relatos, dispensados da censura convencional, ... onde se fala de tudo, onde se fala de nada, ... e faz-se depois uma “prova dos nove” para se poder chegar a uma conclusão ... se foi somente chacha, ... ou então não foi uma conversa dessa natureza ... mas até uma intervenção informativa, importante ou mesmo alarmante. Acontece em qualquer lado - no Brasil chamam-lhe “conversa para boi dormir” - surge espontaneamente, desde que exista uma aceitação e disponibilidades colectivas, desenrola-se com naturalidade, descontração, sem stress e sem bloqueios. E desta conversa até pode resultar numa eventual discussão, sobre “coisas” importantes, como: os incêndios, sejam os incêndios florestais, sejam os “incêndios” governamentais ou parlamentares, ... estes últimos em especial, onde se fala muito, dizendo pouco, havendo sempre inconfidências, opiniões duvidosas ou mesmo falseadas. Distraidamente durante estas conversas, ficamos a conhecer informações, ... que estariam sujeitas ao famoso R.G.P.D. - proteção de dados - que tantas vezes não é cumprido, até por organismos oficiais com grande responsabilidade. Neste tipo de conversas, quando se inicia numa quarta-feira, continua depois rapidamente na quinta e sexta-feira, ... para no sábado, apresentar uma versatilidade diferente, alargada, com os acrescentos, feitos à medida para impressionar e decorar o móbil da mesma. Nestas conversas os mais distraídos ... os mais “moucos”, são normalmente os que mais acrescentam histórias ao “prato principal” e são também aqueles que mais “esticam a corda” e “espalham as brasas”, para gáudio de todos os intervenientes.

Nos dias de hoje, com a proliferação planetária das “redes sociais” - redes reconhecidamente utilizadas para “pescar” notícias, opiniões, muitas delas verdadeiras chachadas, sem qualquer critério ou depuração - desencadeando diariamente uma catrefada de comentários sobre tudo e mais alguma coisa ... incêndios de Portugal, cheias do Paquistão, espetáculos dos Coldplay, vestidos da Cristina Ferreira, tranças da Rita Pereira, invasão da Ucrânia, depressão da Ângela Merkel, “circo” chinês à volta da ilha Formosa, “férias” moçambicanas de A. Costa, demissão de M. Temido, falecimento da rainha Isabel II, proclamação do rei Carlos III, ... etc, etc! Serve também ás mil maravilhas para conversa de chacha, o recente pacote financeiro do Governo, para distribuir milhões de euros ao povo português, onde constam vários descontos nos componentes energéticos utilizados pelos cidadãos ... um deles com a poupança excepcional de ... um euro e meio, ou seja, 300 escudos! Nada mau para quem não tem nada! Comparativamente no Reino Unido, quando confrontada no parlamento, sobre uma eventual subida de impostos, a nova P.M. inglesa, Liz Truss, respondeu fleumaticamente, muito convicta e segura, que não iria aumentar os impostos, mas antes vai investir nas empresas britânicas, melhorar as prestações do trabalho dos ingleses e assim fornecer mais e maiores rendimentos para todos os trabalhadores.

Tantos temas possíveis para as conversas de chacha, que, num ápice, se podem tornar muito eloquentes e importantes... !

P.S. Após ouvir o comentário do PCP sobre a morte de Mikhail Gorbatchov, consigo imaginar o que seria este partido a governar Portugal!