Artigos

O Fixador e o Futuro

Imagino, que as pessoas estarão muito intrigadas, com este título e se questionando: - O que tem o fixador (do cabelo), a ver com o futuro?

Prometo que se tiverem a curiosidade e a paciência de me lerem até ao fim, compreenderão,  o meu ponto de vista e as minhas razões.

Notícia de há dois meses:

... O Primeiro-ministro britânico derrubou esta segunda-feira, uma moção de censura levantada pelo seu próprio partido, com 211 votos a favor e 148 contra. Boris Johnson conseguiu, assim manter o seu lugar em Downing Street.

Reacção de Boris Johnson:

... O Primeiro-ministro descreve a sua vitória (?), como uma "boa notícia", sublinhando que o resultado desta votação é "convincente" e "decisiva", deixando para trás as polémicas do 

"Partygate" e que devemos concentrarmo-nos nas coisas que realmente importam às pessoas ...

O que foi o "Partygate"?

-Umas festas ilegais em Downing Street durante o confinamento por causa da COVID, com a presença e participação de Boris, enquanto as pessoas do chamado "povo", nem podiam enterrar condignamente os seus entes queridos, esta pseuda "nobreza", em linguagem popular, farrava, tomava umas "brazas", "rabiçando" no chão e nas paredes e quando algumas pessoas resolveram "se importar" com o assunto, o homenzinho apanhado "nas couves do vizinho", negou e jurou que era tudo mentira...! 

Atendendo que é o Primeiro-ministro britânico, parece-me que seria de mau gosto fazer juízos de valor, até porque no que diz respeito a políticos corruptos, sem a mínima noção de conceitos simples, tais como, Ética e Decência, etc., temos no nosso país e "felizmente" do que há de melhor..., seria um desperdício "importar"...!

Vamos ao fixador - Quando tinha os meus 8/9 anos, tinha um cabelo forte, muito "espigado" como se dizia na época e que não era nada fácil de pentear; quando ia à casa da minha Avó Inês, Avó paterna, pessoa austera e que gostava de impor a sua vontade, normalmente e para "mal dos meus pecados", entrava "em conflito" com o meu cabelo e para "vencê-lo", lançava mão do "seu armamento" que era o fixador, que estava num determinado armário na casa de banho e lá ia eu "lambido" e infeliz, além de traumatizado para a escola. Na minha infância, quase que poderia dizer "odiei" o fixador ...

Ora, na sequência das notícias que me chegaram de Londres, na "vitória" convincente de Boris Johnson, cujo modelo de cabelo é um pouco mais espigado, do que aquele que me pertenceu quando era criança, nessa noite sonhei...! E o que foi o meu sonho?

-Tive uma visão, clara e entusiasmante da minha Avó "agarrada" à cabeça do Boris, esfregando o seu fixador, naqueles cabelos loiros e ele a andar desajeitadamente, todo lambido e infeliz. Senti-me extremamente "recompensado" e "vingado"...! Muita gente aplaudiu e agradeceu em delírio...! Que visão!

Para terminar vamos ao Futuro - A minha neta Maria, a mais velha das minhas netas (11 anos), teve teste de Música. É briosa e dá muita importância e bem, às suas notas; recebeu o seu teste com uma nota excelente e ficou feliz, entretanto, apercebeu-se que a professora tinha por engano, considerado e valorizado uma resposta como certa que estava errada, foi ter com a Senhora, alertando-a para o facto. A Senhora ficou muito contente, com a sua atitude e nobreza de carácter e em consequência disso decidiu que a nota se mantinha...!

Já viram que na vida o fixador e o futuro andam "de mãos dadas"...

João Abel de Freitas 

P.S. - Fiz prematuramente "o trabalho" de Agosto, esquecendo-me, que hoje o mundo muda muito rapidamente e como tal fui surpreendido e ultrapassado, com a nova situação de Boris Johnson.

Mas, tenho uma explicação: - Não vi no sonho, mas, o frasco do fixador partiu-se e o Boris escorregou descontroladamente ... e como diria, o meu estimado sogro em vida, utilizando o seu "registo de S.Vicente", na versão soft, - Este gajo o diabo já o levou ...!