5 Sentidos

Exposição 'Da Raiz ao Núcleo' de Teresa Gonçalves Lobo vista por mais de 2.000 pessoas

As pinturas da artista podem ser vistas até 20 de Setembro na Assembleia Legislativa da Madeira

None

'Da Raiz até ao Núecleo', a exposição patente na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), da artista Teresa Gonçalves Lobo, já foi vista por mais de duas mil pessoas. 

“Foram muitas as pessoas, que visitaram a exposição, públicos diferentes, e isso é muito gratificante”, explicou a artista, em tom de balanço.

Pensando, por exemplo, nos estrangeiros, é muito bom ver que estes desenhos, estas linhas, estes traços, dialogam com culturas diferentes da nossa." Teresa Gonçalves Lobo.

Entre Março e Agosto deste ano foram realizados 16 agendamentos por grupos, grande parte das escolas da Região, bem como do Continente, que representam mais de meio milhar de visitantes, que foram acompanhados pela própria artista.

Teresa Gonçalves Lobo explicou a concepção da exposição, assim como as técnicas utilizadas, permitindo, ainda uma interação com a arte de forma próxima e intimista: "“Muitos dos jovens nunca tinham visto uma exposição, por isso é muito bom que tivessem vindo à Assembleia. Senti que houve ali um clique, porque no final saíram encantados e com vontade de ver mais exposições, e isso é fantástico."

As obras podem ser vistas até 20 de Setembro, sendo possível visitar de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18 horas. 

A exposição é composta por cerca de 20 pinturas, a mostra, "dissemina-se por vários espaços da ALM e declina-se numa intensa narrativa conceptual de linhas e manchas que dialogam entre si, fruto de um exercício corpóreo e espiritual, despojado de qualquer intenção, mas cujo clamor nos convoca para uma experiência de interioridade, profundamente apurada pelo espaço físico e emocional que as acolhe, não fosse este um projeto artístico concebido especialmente para a ‘casa da Democracia’", explica nota enviada.

Esta mostra de arte foi procurada por colecionadores e “graças a esta exposição tive a sorte de entrar em coleções privadas no estrangeiro”, confidenciou a artista.

Sobre Teresa Gonçalves Lobo 

A artista nasceu em 1968 no Funchal. Vive e trabalha em Lisboa e no Funchal, cidades onde têm os seus ateliers. Estudou desenho, pintura, gravura e fotografia no Ar.Co Centro de Comunicação Visual e no Cenjor, respetivamente.

Teresa Gonçalves Lobo está representada em diversas colecções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro. É hoje representada em Inglaterra pela galeria londrina WATERHOUSE & DODD, onde expôs quer individual quer colectivamente. O seu trabalho tem merecido uma grande atenção crítica, tendo sido objecto de ensaios monográficos da autoria de vários críticos e curadores portugueses como Nuno Faria, João Pinharanda ou Bernardo Pinto de Almeida.

Os desenhos depois de expostos num sítio digno como este [Assembleia Legislativa da Madeira] passam a ter mais vida e são mais ricos depois de saírem daqui, porque foram vistos por muita gente. Aqui está uma pequeníssima parte do meu desenho; tenho muitos outros registos, não só de desenho, mas de pintura de gravura, de escultura, de fotografia.” Teresa Gonçalves Lobo.

A realização desta exposição pretendeu aproximar os cidadãos à cultura e ao Parlamento madeirense. No último ano passaram pelas diferentes actividades da Assembleia Legislativa da Madeira mais de 13 mil pessoas.