Madeira

Greve da Portway não está a ter expressão no Aeroporto da Madeira

Rui Silva/Aspress
Rui Silva/Aspress

A greve da Portway, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) para os dias 26, 27 e 28 de Agosto, não está a ter, por enquanto, qualquer expressão no Aeroporto Internacional da Madeira.

Na manhã desta sexta-feira, o clima apresenta-se completamente normal, sem nenhum cancelamento. A única excepção é uma ligação de Manchester (LS765 da Jet2), que tem chegada atrasada para as 12h20, mas que não se deve aos efeitos da paralisação, mas sim a uma questão técnica que não foi possível apurar.

O SINTAC convocou uma greve na empresa de assistência em terra, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, com início às 00h00 do dia 26 de Agosto e fim às 24h00 de 28 de Agosto, contra a política de "confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações", indicou em comunicado.

A ANA - Aeroportos de Portugal e a Portway alertaram para possíveis perturbações em 22 companhias aéreas que operam nos aeroportos nacionais, devido à greve na empresa de 'handling'. Numa nota divulgada nos seus 'sites' a gestora dos aeroportos nacionais, detida pela Vinci, e a empresa de assistência em terra, do mesmo grupo, publicaram uma lista de companhias aéreas cujos voos poderão ser afectados pela greve. As companhias em causa são a Aegean, Air Canada, Air Transat, American Airlines, Blue Air, Brussels, Cabo Verde Airlines, Easyjet, Euroatlantic, European Air Transport, Eurowings, Finnair, Flyone, Latam, Luxair, Swiftair, Transavia, Transavia France, Tunisair, Turkish Airlines, Volotea e Wizzai