Madeira

Representante da República recebeu embaixadora dos EUA em Portugal

None

O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, juíz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebeu, no Palácio de São Lourenço, a embaixadora dos Estados Unidos da América em Portugal, Randi Charno Levine. Os presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira, do Governo Regional e da Câmara Municipal do Funchal estiveram também presentes no encontro.

Na ocasião, Ireneu Barreto salientou o papel dos EUA como "farol do mundo livre" e "exemplo do Estado de Direito Moderno".

Nascido durante a Segunda Guerra Mundial, quando, ontem como hoje, as sombras do totalitarismo, da xenofobia e da desumanidade ameaçavam a Europa, cresci a olhar os Estados Unidos como o farol do Mundo Livre e a pátria do progresso da Humanidade. Mais tarde, já como magistrado, e sobretudo nos anos que passei no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo, sempre vi nos Estados Unidos o exemplo do Estado de Direito Moderno.

O Representante da República enalteceu também a "relação privilegiada que os Estados Unidos desde sempre mantêm com Portugal, directamente e no âmbito da NATO, como dois países cada vez mais unidos pelo Oceano Atlântico".

Por outro lado, salientou os pontos de contacto entre as comunidades madeirense e norte-americanas.

"Encontrará uma ilha que tem muitos pontos de ligação com o seu país, alguns inesperados", disse, apontando como exemplos: o Vinho Madeira, "sempre presente para celebrar as grandes datas históricas dos Estados Unidos - como a celebração da independência, em 4 de julho de 1776, ou nas tomadas de posse dos Presidentes George Washington ou Barack Obama"; o ukelele, levado para a América por emigrantes madeirenses no final do Século XIX; o facto de terem sido filmadas na Madeira, em 1956, as cenas de caça à baleia do épico 'Moby Dick' ou de a Ponta do Sol ser o concelho de origem dos  ascendentes de John do Passos, "um dos maiores escritores modernistas americanos".

Desejo-lhe, por tudo isto, a si e à sua família, Senhora Embaixadora, uma excelente estadia entre nós. E esperamos que regresse muitas vezes. Juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto

Randi Charno Levine foi nomeada embaixadora, em Portugal, em Novembro do ano passado, pelo presidente Joe Biden, com a rectificação a ser feita em Março deste ano, no Senado, assumindo, seguidamente, funções em Abril.