Prémios sem benefícios

A Ilha da Madeira volta a estar nomeada para várias categorias de prémios a nível turístico para grande satisfação de todos nós. Mas será os constantes prémios e nomeações têm reflexos positivos por todo o sector da hotelaria? A resposta é obviamente que não. Estes prémios têm servido sobretudo ao Governo Regional para se auto-promover e para as entidades patronais que têm mais argumentos na hora da sua promoção e negociação de preços. Para quem trabalha no sector a realidade não é cor de rosa como apregoam os responsáveis, os salários não correspondem minimamente ao trabalho desempenhado. É urgente uma revisão séria e justa da tabelas e categorias profissionais para se ajustar a esta nova realidade. É necessário legislar as categorias profissionais, não se pode ter empregadas a fazer perto de 30 quartos por dia ou ter um empregado de mesa para cada 100 clientes.

A falta de mão-de-obra existente no sector deve-se sobretudo ao factor remuneratório vs trabalho desempenhado, quem procura trabalho só recorre ao sector da hotelaria em ultimo recurso.

Um sector que é um dos motores da economia regional está num estado de “canibalismo profissional”, a exigência é tanta que aos funcionários só lhes restam os “ossos”.

Ao Governo Regional espera-se que tenha a visão e o bom senso de intervir, mostrem que estão atentos a esta realidade .

Afinal forem eleitos para estar ao serviço de todos ou só de alguns?

Filipe Vieira