Madeira

Apoio ao empreendedorismo gerou 790 postos de trabalho desde 2015

Foram hoje entregues distinções a cinco projectos de empreendedorismo jovem, assinalando o Dia Internacional da Juventude

None

Desde 2015, o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão e Cidadania e do Instituto de Emprego da Madeira, já apoiou a criação de 790 postos de trabalho por meio dos apoios ao empreendedorismo.

Este ano, esses programas já contam com uma taxa de execução superior à do ano passado, conforme deu conta Rita Andrade, na cerimónia de entrega de distinções aos jovens empreendedores. A secretária regional de Inclusão e Cidadania referiu já terem sido criadas, entre Janeiro e Agosto deste ano, 65 novos empregos, no montante de apoio na ordem dos 800 mil euros.

O Dia Internacional da Juventude foi aproveitado para distinguir cinco projectos empresariais de jovens com médias de idades de 26 anos. Entre os projectos enaltecidos hoje estão dois da área do comércio, dois no ramos dos serviços e um da restauração.

O momento foi ainda aproveitado para dar a conhecer o novo programa de apoio ao empreendedorismo jovem - e-Jovem, direccionado para jovens entre os 18 e os 29 anos, que além de apoio financeiro para a criação do seu próprio emprego, garante todo o apoio técnico necessário à criação da empresa. Neste programa, os candidatos têm de frequentar 180 horas de formação que lhes garante as bases para uma melhor gestão do negócio.

Embora, na generalidade dos programas de apoio para criação do próprio emprego, a maioria das candidaturas sejam feitas por pessoas acima desta faixa etária, Rita Andrade ressalvou a aposta do Governo Regional nos mais jovens, que, conforme lembrou, "são o futuro da nossa sociedade".