5 Sentidos

Nicolas Fernandez apontou vários níveis de leitura ao ‘Conto da Ilha Desconhecida’

None

O jornalista Nicolas Fernandez apresentou, esta tarde, a sua leitura de o ‘Conto da Ilha Desconhecida’, da autoria de José Saramago, numa iniciativa promovida na Galeria Anjos Teixeira, no Funchal.

No ciclo de conversas sobre livros do Nobel português da literatura, quando se comemora o centenário do nascimento de José Saramago, Nicolas Fernandez apontou as possibilidades de vários níveis de leitura de o 'Conto da Ilha Desconhecida', por se tratar de um texto de natureza metafórica, sujeito, por isso, “às várias camadas interpretativas, suscetível de várias leituras”.

Falou da sua interpretação das ilhas e das suas demandas desafiantes, num “conto com força utópica e positiva, acerca da desinstalação e sobre as possibilidades do descobrimento, e de alcançar o novo.” De acordo com a leitura conduzida por aquele jornalista, naquele conto há “a parábola do homem (figurativo coletivo) que resiste, que não se resigna perante os acontecimentos.”

Neste conto de Saramago os heróis são os mais fracos, aqueles que menos podem no governo da sociedade, mas com poder suficiente para determinar a decisão do rei, para marcar o rumo da história, para tornar possível o imprevisto. Nicolas Fernandez

Esta foi uma das sessões da programação da Galeria Anjos Teixeira, que está a decorrer durante o mês de Agosto, tendo por temática a '"Palavra Resistente". Com Saramago'.