5 Sentidos

OCM encerra temporada 2021/2022 este sábado no Centro de Congressos

Fotos DR/OCM
Fotos DR/OCM

"É já neste sábado, 30 de julho, (a partir das 18 horas) que a Orquestra Clássica da Madeira, gerida pela Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, apresenta o 'Concerto Fim de Temporada 2021/2022', onde serão apresentadas obras às quais o público não ficará indiferente", garante o director artístico Norberto Gomes.

"Será sem dúvida um concerto cheio de energia, sentimento, júbilo e encantamento com três destacadas obras de três compositores distintos da história da música", adianta. "A iniciar o concerto, uma Abertura de Sergei Taneyev, um sublime Poema Sinfónico com cerca de 20 minutos com os principais temas da trilogia da sua ópera Oresteia e, de seguida, o Adagietto para cordas e harpa da 5ª sinfonia de Gustav Mahler. Na segunda parte, a majestosa sinfonia nº4 de Piotr Tchaikovsky, uma das mais significativas obras da sua inspirada criação", enuncia.

Novidade também é o maestro que dirigirá o concerto. Quer dizer,, não é bem novidade. "É com destacado orgulho que a Orquestra Clássica da Madeira vem, desde 2013, a contar com a preciosa mestria e colaboração do maestro Martin André, com quem mantém uma relação artística de grande empatia, respeito mútuo e objetivos musicais comuns e que, para este concerto, mais uma vez, nos propôs um repertório desafiante e enriquecedor", anuncia.

O responsável da OCM garante que "foi sem dúvida que, com paixão e dedicação, os músicos da Orquestra Clássica da Madeira se apresentaram em palco durante esta temporada e brindaram o público com interpretações focadas no teor musical das obras que nos foram legadas por inspirados compositores, sempre com o respeito e gratidão por essas divinas criações. Nesta fase de permanente afirmação e crescimento artístico da orquestra, essa gratidão estende-se também a todos os que contribuíram e contribuem para o sucesso desta caminhada musical que continua a ser motivo de brio e de dedicação de todos nós", atribui.

Nesta mensagem de despedidas antecipadas, Norberto Gomes refere que "foi uma temporada recheada de interpretações de obras de compositores de todos os tempos, com estreias nacionais, estreias modernas e com destaque também para as obras de compositores portugueses, estando a orquestra a contribuir para a história da música, divulgando as criações do nosso tempo, adicionando história à nossa história".

E acrescenta: "Esta, que é a nossa música, foi a música que tivemos para si. Foi uma temporada interpretada com intensidade e paixão, onde os nossos músicos, juntamente com todos os nossos ilustres convidados, agradecidos pela generosidade com que fomos bafejados pela música, brindámos o público com concertos brilhantes e de valor artístico inquestionável."

O concerto será aberto aos alunos de todas as áreas formativas do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira, mediante a apresentação do cartão e disponibilidade da sala, um acesso gratuito de acordo com a responsabilidade formativa da ANSA/OCM. Este que é "um concerto a não perder, que servirá de inspiração para a nova temporada a ter início a 1 de Setembro de 2022", conclui.

Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 09h00-18h00, e no dia poderão ser adquiridos no local do concerto a partir das 16h00.