Coronavírus Madeira

Maio com menos infectados com covid-19 do que em Abril na Madeira

Os números do mais recente Boletim de Vigilância Epidemiológica da covid-19 contrariam as opiniões que apontavam para um aumento de novos casos nas últimas semanas

None

A Madeira somou 8.172 novos casos de covid-19 no mês de Maio. Os números que constam do último Boletim de Vigilância Epidemiológica da covid-19 contrariam, de certa forma, os indicadores que vinham a apontar para um possível aumento de novos casos nas últimas semanas.

Os números indicam, também, que a Madeira mantém a tendência contrária ao continente, onde os novos casos atingiram patamares surpreendentes em Maio, ao mesmo tempo que parece indicar que o fim da obrigatoriedade do uso da máscara não teve grande impacto na propagação da doença ao nível regional. 

Contas feitas aos números do mês passado, a Região conta, agora, um total de 117.884 pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2, 114.867 dos quais já recuperados. Até à data, foram realizados 2.765.120 teste de rastreio à covid-19. 

O documento hoje divulgado pela Direcção Regional da Saúde revela, também, que a Rede de Vigilância Sentinela registou uma taxa de positividade inferior à do mês de Abril, fixando-se, em Maio, nos 13,77%. Ainda assim, este indicador deve ser analisado tendo em conta que o número de testes realizados no mês passado - 13.663 - foi superior aos 11.367 do mês anterior. 

A Madeira soma, até ao momento, um total de 285 óbitos, 14 dos quais ocorridos em Maio. A média de internamentos diário no mês passado fixou-se nos 28, número bastante inferior aos 61 doentes/dia do mês de Abril. Referência, apenas, para a tendência crescente do número de internamentos no final do mês, com valores mais elevados a serem alcançados este mês de Junho.