Madeira

"Sabemos onde queremos chegar, mas sem dar passos que as nossas pernas não consigam acompanhar"

Foto DR/Fábio Brito
Foto DR/Fábio Brito

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, disse hoje na sessão solene do Dia do Concelho, o primeiro aberto à população após dois anos de restrições por causa da pandemia e, também, o seu primeiro após a tomada de posse, que "Dia a dia, passo a passo, caminhamos em direção ao futuro. Sabemos onde queremos chegar, mas sem dar passos que as nossas pernas não consigam acompanhar, pois os tempos que se avizinham requerem ambição, e não ilusão. Dedicação, e não desleixo. Eficiência, e não desperdício".

Uma mensagem que dirigiu ao Executivo regional liderado por Miguel Albuquerque, mas, em particular, ao secretário regional das Finanças, que tutela a Administração Pública do Porto Santo. "Sabemos que não estamos sós nesta caminhada, pois temos contado com a colaboração do Governo Regional", disse, e acrescentou a Rogério Gouveia que "sabe que nunca vamos parar de lutar pelos porto-santenses e nós sabemos que nem sempre será possível, no imediato, conseguirmos levar avante as nossas pretensões. Mas isso não implica que a nossa relação tenha de ser adversarial. Cabe a ambos prosseguir com cordialidade e deixar para os demagogos os ambientes de crispação e hostilidade que parecem dominar a política atual", disse.

Nuno Batista dirigiu-se aos deputados eleitos e ao presidente da ALRAM, recordando que "o Estatuto Politico-Administrativo prevê, e o modelo eleitoral actual reforça, que os deputados representam toda a Região", agradecendo o "empenho" que José Manuel Rodrigues "tem demonstrado para que as causas do Porto Santo não sejam só tema para os seus mais naturais e tradicionais embaixadores, os deputados que daqui saíram para exercer funções, mas sim responsabilidade de todos os membros do órgão legislativo a que Vossa Excelência preside. Da nossa parte, pode contar com gente empenhada em servir a causa pública, mas despida do narcisismo que impede muitos de perceber que o Porto Santo faz parte de um todo maior, e que gerir as vontades e interesses envolvidos é um processo exigente e complexo", garantiu.

Aliás, diz o autarca, "somos gratos pelo auxílio e temos noção do que fizemos para o merecer". E acrescentou: "Existe confiança não porque tenhamos feito da palavra 'confiança' um lema de campanha, mas porque demonstramos ser de confiança e credíveis através dos nossos atos e das nossas interações com os nossos interlocutores".

O "gigante" Jardim, o primeiro "presidente de afectos"

Um desses histórico e homenageado nesta data. "E, se o Porto Santo tem, hoje, infraestruturas adequadas para poder aspirar a crescer numa conjuntura difícil, marcada pela incerteza e que dispensa demagogias, em que todos os meios são poucos para acudir às dificuldades e os recursos devem ser geridos de forma responsável, séria e sóbria, muito o deve à visão do recipiente da Medalha de Honra da Cidade do Porto Santo, distinção atribuída pela primeira vez na nossa história, ao Dr. Alberto João Jardim", disse.

A última parte do discurso foi todo virado para os elogios ao ex-presidente do Governo Regional da Madeira. "Esta não é somente a distinção de um antigo governante", garantiu. "Hoje, todos os porto-santenses, pela mão do líder que elegeram para os representar, prestam reconhecimento e homenagem ao Presidente de vários Governos Regionais da Madeira que, ao longo de 37 anos de governação, trabalhou, juntamente com muitos madeirenses e porto-santenses, para desenvolver a nossa terra e permitir que o que o Estado Novo esqueceu desse lugar a novos caminhos, novos desafios, novas perspetivas e novas conquistas", asseverou.

Continuando a recordar o homem e a obra, Nuno Batista disse que "no exercício das suas funções, o Dr. Alberto João Jardim presidiu à inauguração de mais de 200 infraestruturas, destacando-se a dessalinizadora, que permitiu-nos ultrapassar as dificuldades associadas à fraca precipitação que se verifica em largos períodos do ano, o terminal de passageiros do aeroporto, o porto de abrigo e a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco".

Incomparável obra, "desde a educação à habitação, passando pela saúde, desporto e redes viárias, várias foram as áreas em que muita obra foi feita, obra essa que perdura até aos dias de hoje. Mas não foi somente ao nível das infraestruturas que o Dr. Alberto João Jardim provou ser um homem com visão, à frente do seu tempo", elogiou o autarca. "Fazendo uso do mediatismo que sempre o acompanhou, e, numa altura em que a tecnologia da altura fazia do país e do mundo lugares muito maiores do que são aos dias de hoje, o Dr. Alberto João Jardim foi o maior embaixador do Porto Santo. Um presidente de afetos quando essa expressão ainda não fazia parte do nosso vernáculo diário, exímio comunicador, vanguardista numa escola onde outros se intitulam professores, a quem o antigo Presidente da República, Sua Excelência, Dr. Mário Soares, se referiu como sendo um 'político muito versátil'", citou ainda.

Continuou, mas já na parte final, recordou "as suas estadias anuais eram uma 'janela de oportunidade' para o Porto Santo e os porto-santenses, um 'cartão de visita' para as nossas qualidades, para a nossa hospitalidade e para o nosso areal dourado. Incomparável. Inimitável. Feito na Madeira. Parafraseando Sir Isaac Newton, se, hoje, o Porto Santo pode ver mais longe, é por ter contado com o apoio de um gigante", concluiu.