Madeira

Projecto DICA distingue Escola EB/PE Santo António e Curral das Freiras

None

A Escola EB/PE Santo António e Curral das Freiras ficou em 2.º lugar no 2.º escalão (2.º ciclo) e 3.º Escalão (3.º Ciclo) na 1.ª edição do projecto DICA (Desafios de ideias criativas em acção).

A 1.ª edição do projecto DICA decorreu ao longo do ano lectivo 2021/2022, tendo participado escolas de todo o País do ensino básico e uma escola em Luanda, totalizando 82 equipas inscritas. Submeteram os desafios 70 equipas das quais 9 foram seleccionadas.

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebeu no dia 14 de Junho o ENCONTRO NACIONAL DICA para finalizar a 1.ª edição do projecto, onde as equipas finalistas defenderem o seu projecto, conviveram e trocaram experiências.

No final do encontro o júri procedeu à premiação das equipas, sendo duas delas da Escola EB/PE Santo António e Curral das Freiras. No 2.º Escalão, cujo TEMA / DESAFIO era PARTIR À DESCOBERTA 'Tu és importante para a Comunidade', o 6.º D, representado pela equipa 'Os Povoadores' com um projecto desenvolvido na disciplina de Educação Visual 'Património Arquitectónico de S. António', orientado pela professora Carmo Afonso; No 3.º Escalão, com o TEMA/ DESAFIO - A AÇÃO É O CORAÇÃO DO PROJETO 'Transformar o mundo num lugar melhor', o 7.º E, representado pela equipa 'RUCA' (Reutilizar, Urgentemente Com o Ambiente) que desenvolveu um projecto Interdisciplinar, coordenado pela professora Carla Quintião.

O projecto resulta de uma parceria entre a Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, o Torrance Center Portugal – Associação Científico Pedagógica e a Escolíadas – Associação Recreativa e Cultural e destina-se a alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico de todo o País e das escolas dos países de língua oficial portuguesa, da rede pública ou privada.