Madeira

Requalificação do miradouro do Guindaste avança a bom ritmo

Investimento de aproximadamente 600 mil euros valoriza espaço com elevado potencial turístico

As duas plataformas suspensas, em vidro, serão as mais compridas que teremos sobre a orla costeira madeirense

Já foram colocadas as duas estruturas metálicas que dão o primeiro passo para a instalação de duas plataformas suspensas e em vidro sobre o mar da Madeira, mais especificamente no miradouro do Guindaste, na freguesia do Faial, em Santana.

As obras de requalificação deste espaço decorrem desde o início do ano e confirmam, de certa forma, a promessa eleitoral do presidente da autarquia, Dinarte Fernandes, que antes das eleições autárquicas fez questão de anunciar o lançamento do concurso público para a empreitada que terá um custo final a rondar os 600 mil euros.

A obra terá aqui um motivo ou um chamariz deveras interessante. Estamos a falar de duas plataformas suspensas, em vidro, que serão as plataformas mais compridas que teremos sobre a orla costeira madeirense, ou seja, é uma forma de atrair as pessoas que são mais corajosas. Podem fazer fotografias e depois nas redes sociais promover ainda mais o miradouro do Guindaste. Dinarte Fernandes

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santana, a obra avançou por diversos motivos. Primeiro porque "pretende ser mais uma oferta turística" para o concelho, mas não só. A ideia é também "potenciar os terrenos à volta, que em termos de PDM estão muito bem classificados para investimento turístico, e também pretende ser uma fonte de receita" para a autarquia.

"Como é que fazemos isso? Concessionando aqui um espaço, que poderá ser ocupado por uma rulote, que vai trazer receita e ajudar o investidor que queira ter cá este tipo de negócio e possa também criar riqueza para si. É este o tipo de investimento que gostamos de fazer", referiu Dinarte Fernandes em declarações proferidas à RTP-Madeira dias após o arranque da requalificação.

É reconhecidamente um dos melhores sítios da Europa para ver o nascer do sol. Dinarte Fernandes

Além de um espaço devidamente preparado para a instalação de uma rulote com esplanada serão instaladas ainda casas-de-banho públicas.

As obras deverão estar à beira de ser concretizada, tendo em conta que a previsão para a sua conclusão estava apontada para o mês de Maio.