Madeira

PS defende que desporto deve constituir uma prioridade para o executivo de Santa Cruz

Deputado municipal António Alves propõe a criação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo.

None

O Grupo Municipal do Partido Socialista – Santa Cruz entende que o desporto deve constituir uma prioridade para o executivo camarário e que os apoios municipais para esta área devem ser regulares.

“As entidades desportivas merecem saber com o que podem contar, pois também passam por dificuldades”, afirmou António Alves, na última reunião da Assembleia Municipal, alertando que o Município não deve limitar a acção nem o planeamento das entidades desportivas.

Para os socialistas, cada entidade deve apresentar o número de projectos candidatos a apoio que entender, ao invés de apenas dois, como é obrigatório. Caberia depois à autarquia seleccionar e apoiar os projectos que considerar que têm interesse municipal, tendo consciência que tal implicaria um aumento da verba atribuída ao desporto. É necessário "pensar verdadeiramente o desporto e impulsionar o desenvolvimento da prática desportiva, através de uma estratégia assente na promoção de estilos de vida saudáveis e na qualidade de vida."

Com vista a esta estratégia que invista na oferta desportiva de proximidade e garanta o acesso a todos os cidadãos à prática do desporto e da actividade física, o PS alerta para a necessidade de se criar um parque desportivo devidamente pensado e planeado, com infraestruturas em todo o concelho que sirvam efectivamente os interesses da população e que dêem resposta às 15 entidades desportivas (associações e clubes) do concelho. Estas entidades promovem 24 modalidades para 2.790 atletas federados, sendo Santa Cruz o segundo concelho com mais atletas federados na Região (12,9%).

António Alves referiu o desejo manifestado quer pelo presidente da Câmara, quer da Junta de Freguesia do Caniço sobre a construção de um pavilhão multiusos, com o apoio do Governo Regional, à semelhança do que faz com as autarquias que são da sua cor política.  “O Grupo Municipal do Partido Socialista, não assume, pois não possui elementos para a decisão, que tais infraestruturas tenham de ter lugar unicamente no Caniço, mas, seguramente, têm de ter lugar no Concelho de Santa Cruz”, asseverou.

Dada "a escassez de políticas" na área do desporto, o deputado municipal propôs a criação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo.

Na reunião de ontem, o PS apresentou ainda um voto de congratulação ao Clube Sport Juventude de Gaula, pela promoção à Divisão de Honra Regional, bem como um voto de congratulação à atleta Madalena Costa, da secção de patinagem artística do Sporting Club Santacruzense, pela conquista da segunda eliminatória da Taça do Mundo no escalão de cadetes e respetivo apuramento para a final da Taça do Mundo.

António Alves não deixou, ainda, de lamentar a atitude tomada pela coligação PSD/CDS – ‘Cumprir Santa Cruz’, que abandonou a sessão da Assembleia Municipal de Santa Cruz quando ainda decorriam os trabalhos iniciais de análise das atas anteriores.