Desporto

Portugal está na fase final do Mundial à vela

None

Festa lusa foi feita na Suíça e contou com os madeirenses João Rodrigues (capitão da selecção) e Paulo Manso (velejador).

Foi numa regata emocionante e decidida até aos últimos metros que a selecção portuguesa conquistou o passaporte para a fase final mundial à vela, a ter lugar entre Outubro e Novembro no Bahrain.

No lago Neuchatel, na Suíça os 'Navegadores' que contaram com os madeirenses João Rodrigues, capitão da equipa, e ainda o velejador Paulo Manso precisavam de ser primeiro ou segundos na sexta e derradeira regata, desta fase de apuramento da Star Sailors League Gold Cup, para conseguirem o passaporte para o denominado 'Mundial de futebol... à vela'.

Depois de andar na segunda e na terceira posição numa regata, onde o vento soprou fraco, o Team Portugal acabou por liderar a frota já na última milha náutica do percurso para assim festejar não só a vitória na regata como também o primeiro lugar do grupo 4 que garantia a 'viagem' rumo ao Bahrain em Outubro.

"A equipa fez um excelente trabalho e um enorme esforço, o que foi fulcral para ganhamos impulso na última volta. Tivemos paciência para esperar por uma boa oportunidade e isso aconteceu apenas no final do segundo percurso de 'upwind'. Já no 'downwind' foram momentos de grandes nervos, principalmente para nós que estávamos a assistir na embarcação, junto à linha de chegada. Parabéns à minha equipa, muito bom trabalho feito em equipa, estou muito orgulhoso por tudo o que fizeram nestes dias", disse a terminar o capitão do Team Portugal, o português mais olímpico de sempre, João Rodrigues.