A Guerra País

Presidente condecora funcionário da embaixada de Portugal em Kiev

None
Foto Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu condecorar o funcionário da embaixada de portuguesa em Kiev Andrei Putilovskiy pelos "relevantes serviços prestados" a Portugal, informou hoje o Palácio de Belém.

"O Presidente da República decidiu condecorar Andrei Putilovskiy, funcionário da Embaixada de Portugal em Kiev, pelos muito relevantes serviços prestados a Portugal e à Embaixada ao longo de 25 anos, e, em particular, durante o conturbado período de evacuação da Embaixada, tal como proposto pelo Embaixador de Portugal na Ucrânia", lê-se numa nota publicada no portal da Presidência na Internet.

A condecoração ocorre num momento em que a Ucrânia está a ser atacada pela Rússia, numa ofensiva militar iniciada em 24 de fevereiro e que já matou mais de 3.000 civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva russa causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, levando vários países ocidentais a enviar armamento para a Ucrânia e decidirem o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.