Lugar de Baixo - Estrada

O Senhor Presidente do Governo tem vindo a anunciar estradas e circunvalações um pouco por toda a ilha. Agora veio confirmar um estudo para novo túnel para S.Vicente. Realmente o Senhor de S. Vicente bem influência tem no governo. Agora é um túnel novo, depois da estrada das Ginjas e da Frente Mar sobre o calhau bravo que “eles” consideram prioridade.. Vem a propósito perguntar para quando uma alternativa à estrada do Lugar de Baixo- uma “via dita expresso”, que atravessa uma povoação.

O Lugar de Baixo, é um povoado, sem junta de freguesia e sem casa do povo ou seja sem nenhuma instituição ou associação que reivindique os seus desejos e aspirações legítimas.

O sítio, belíssimo, está encravado entre dois túneis, de onde só se pode entrar ou sair de carro, ou motorizada. Nem a pé, nem de bicicleta, dada a insegurança e o volume de tráfego para toda a zona Oeste, numa via que devia ter sensor de limite de velocidade... A promenade ficou na Tabua, onde o Senhor da Ribeira Brava pressionou o governo para o efeito. No Lugar de Baixo não há ninguém que faça pressão ou lembre o governo que o sítio não é apenas paraíso de sol, flores e bananas. Quando há Eleições, nem mesa de voto descentralizada tem ...e o povo vai de carro próprio, táxi ou carrinha para votar. Ali, o trânsito afunila sem escapatória possível e em túneis sem passeios pedonais. Perante o desenvolvimento da zona oeste, o Senhor Presidente da Calheta já pediu 4 faixas. Mas no Lugar de Baixo a via afoga-se , sem que alguém se lembre prioritariamente de uma estrada estruturante para aquela localidade com túnel interior tal como construíram na Madalena do Mar. Já anunciaram uma via expresso para os Canhas!!!! (porque lá existe uma junta reivindicativa) mas antes de lá chegarem, lembrem-se que primeiro têm de passar pelos engarrafamentos do Lugar de Baixo. E só nessa altura é que aquela população abandonada é que poderá circular a pé ou de bicicleta para sair ou entrar no seu sítio.

João Freitas