A Guerra Mundo

Polícia descobre mais 20 cadáveres civis em Kiev totalizando 1.235

None

A polícia ucraniana descobriu 20 cadáveres de civis nas últimas 24 horas na região de Kiev, parcialmente ocupada por forças russas há várias semanas, o que eleva para 1.235 o número total de corpos civis encontrados.

Os 20 cadáveres foram encontrados em Borodyanka, vila perto do distrito de Vyshgorod, adiantou o chefe da polícia regional, Andriy Nebytov, num vídeo hoje divulgado pelo Ministério do Interior ucraniano.

"Foram encontrados 1.235 corpos civis", anunciou Nebytov, acrescentando que 800 já foram "examinados por especialistas".

Um balanço anterior, avançado em 21 de abril pela vice-primeira-ministra ucraniana, Olga Stefanichyna, referia mais de 1.000 corpos civis "nas morgues de toda a região de Kiev".

"Posso dizer que, infelizmente, a maioria são pessoas que foram baleadas", disse hoje Nebytov.

Por enquanto, subsistem 282 corpos que ainda não foram identificados, acrescentou a polícia ucraniana.

A Rússia lançou em 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.