Madeira

Funchal inaugura novo Consulado da Suécia

A Madeira é um destino procurado pelos turistas suecos, onde residem também cerca de 100 cidadãos daquele país nórdico

None Ver Galeria

O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebeu, hoje, dia 4 de Maio, no Palácio de São Lourenço, a Embaixadora da Suécia, Helena Pilsas Ahlin, acompanhada pelo novo cônsul honorário.

"A minha visita tem duas razões. A primeira é que estou a terminar as minhas funções como Embaixadora em Lisboa e venho despedir-me e agradecer às autoridades da Madeira pela boa cooperação que mantivemos nos últimos anos. A segunda razão é para instaurar um novo cônsul honorário na Madeira, que já assumiu funções, o dr. Nuno Faria Paulino", começou por esclarecer Helena Pilsas Ahlin em declarações aos jornalistas no final do encontro. 

A visita da comitiva sueca acontece no mesmo dia em que é inaugurado no Funchal o Consolado Honorário da Suécia para a Região Autónoma da Madeira. A cerimónia de inauguração terá lugar, pelas 18 horas, no Hotel The Vine, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.

Questionada sobre qual o motivo que justifica a existência deste consulado na Região, Helena Pilsas Ahlin salienta que existem "muitos turistas [suecos]" na Madeira".

"Durante a visita à Madeira temos tido a oportunidade de falar com alguns operadores turístico e temos um grande número de turistas que cá vêm e, muitos deles, regressam ano após ano", acrescentou.

Existem também "aproximadamente 100 pessoas" de nacionalidade sueca a residir permanentemente na Madeira, "além daqueles que vivem cá uma parte do ano e, claro, dos turistas".

Quanto aos madeirenses na Suécia, a Embaixadora disse não ter conhecimento do número exacto, mas admitiu que existem de facto alguns portugueses a residir no seu país.

A visita serviu ainda, segundo a diplomata, para "aumentar o conhecimento sobre a Madeira e promover a Suécia".

Numa outra nota, sobre o contexto político que se vive na Europa, nomeadamente a aproximação da Suécia à NATO devido à guerra na Ucrânia, Helena Pilsas Ahlin adiantou que foi discutida "a situação aqui na Madeira e preocupação que existe, tanto em Portugal como na Suécia, em relação à guerra na Ucrânia e, claro, a nossa solidariedade enquanto membros da União Europeia para com o povo ucraniano". 

A título de curiosidade sobre as relações Madeira-Suécia, refira-se que Nuno Faria Paulino é o terceiro cônsul honorário da Suécia na Região num espaço de oito anos e que o país é ainda patrono do Hospício da Princesa Dona Maria Amélia, no Funchal.