Comunidades Mundo

Bingo reúne mais de 500 pessoas em Caracas com fins de beneficência

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Mais de 500 luso-venezuelanos participaram quinta-feira num "bingo de solidariedade", o primeiro desde o início da pandemia, organizado pela Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas para angariar fundos para diversas atividades de caridade.

"Estamos de novo a realizar o nosso bingo, depois de dois anos [de pandemia de covid-19] e estamos satisfeitos por ver o entusiasmo das pessoas quando souberam que realizaríamos este evento", explicou a presidente das Damas de Beneficência à Agência Lusa.

Fátima Pita explicou que foram vendidas mais de 500 entradas para o bingo e que desde março de 2020 que o evento não se realizava.

"Mas, ao longo destes últimos anos, a Beneficência não se deteve nas suas obras sociais e no trabalho em pró dos mais necessitados", sublinhou.

Por outro lado, explicou que estão de novo a solicitar "a mão amiga" da pessoas porque desde a chegada da pandemia "não gerámos receitas, apenas continuámos a ajudar os carenciados e precisamos de nos recuperar financeiramente para enfrentar os desafios da economia atual, uma vez que são cada vez mais as pessoas que tocam à nossa porta" a pedir ajuda.

"Temos casos muito complexos de pessoas [portuguesas] com doenças ruinosas, pedidos de próteses, sequelas da doença pandémica e não podemos ficar indiferentes a todos estes casos de pessoas que recorrem a nós", explicou Fátima Pita.

A Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas foi fundada em 1969, ano em que, a 02 de dezembro, realizou a sua primeira atividade benéfica, a bordo do barco Santa Maria, que transportava portugueses para a Venezuela.

Além das autoridades portuguesas, o evento contou com a presença do ex-Presidente da Venezuela, Rafael Caldera (presidiu a Venezuela de 1969 a 1974 e de 1994 a 1999).

Entre as obras da Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas está o Lar da Terceira Idade Padre Joaquim Ferreira, criado em 1999, com capacidade para albergar uma centena de pessoas.

Almoços, jantares, bingos, festas e festivais são algumas das atividades que a sociedade realiza periodicamente, para recolher fundos para ajudar portugueses carenciados.

Na agenda estão já marcados dois almoços benéficos, o de outono e o de São Martinho.