Crónicas

Monte Evereste

No final deste mês de Maio faz 69 anos que o Homem chegou ao topo do Mundo. Foi em 29 de Maio de 1953 que Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay superaram os 8848 metros de desafio e ilusão. Para quem nasce numa terra como a Madeira e que em criança e adolescente para chegar à “cidade” passava pela imponência das vistas da descida da Encumeada é natural o encantamento sobre esta temática.

“Porque ele está lá!” respondeu assim George Mallory para justificar o porquê de ter sido um dos primeiros a ceder ao chamamento que o Evereste lança aos intrépidos de todo o mundo. O perigo caminha lado a lado com a glória e a realização. Os novos tempos permitem hoje que o Evereste esteja ao alcance de mais gente, chegam a fazer fila lá por cima e as dificuldades são amenizadas em troca de euros, dólares ou rupias nepalesas. O desafio do Evereste ainda só vai a meio quando é atingido o cume. Mais de metade das mortes ocorre no percurso de descida.

A Madeira apresenta desafios diferentes a quem nos procura mas desvalorizar os perigos é o primeiro passo para a caminhada dar para o torto. Aqui e no Evereste.