Madeira

Madeira cria própria criptomoeda 'Osean'

Novo Centro de Investigação da Universidade da Madeira, hoje anunciado, vai criar e desenvolver moeda digital

Empresa 'Naoris Protocol' suportar a nível tecnológico e de segurança a futura criptomoeda 'Osean' 
Empresa 'Naoris Protocol' suportar a nível tecnológico e de segurança a futura criptomoeda 'Osean' , Foto DR

A Região Autónoma da Madeira vai criar, em breve, a sua própria criptomoeda. A moeda digital será estudada e desenvolvida pelo novo Centro de Investigação da Universidade da Madeira, o Osean, apresentado esta terça-feira, 24 de Maio.

O projecto surge no âmbito de uma parceria estabelecida entre a empresa 'Naoris Protocol', da área da cibersegurança, e o Centro de Investigação Osean. 

O CEO da 'Naoris Protocol', David Carvalho explica que a nova criptomoeda virá dinamizar a economia local, facilitando as transacções e permitindo que o dinheiro permaneça na Região. 

A 'Osean' terá o valor equivalente ao Euro e será gerida pelo Governo Regional da Madeira. Segundo David Carvalho, a sua utilização será "bastante simples".

Será mais ou menos similar ao Revolut ou TrasnferWise, excepto que neste caso nem sequer um cartão é necessário e também não existe uma ligação bancária. A pessoa só precisa de uma aplicação, em que para qualquer circunstância, para comprar fruta, pagar o alojamento ou restaurante, é simplesmente usar a aplicação para ler o QR code e não é preciso qualquer serviço ou máquina para pagamento, basta apenas o negócio ter também a aplicação para receber o valor. A criptomoeda fará com que os turistas convertendo o seu dinheiro em 'Osean', que vale euros, esse dinheiro fique na ilha e faz também com que as pessoas que estão na ilha tenham benefícios em fazer compras locais, incentivando as transacções locais, quando mais uma pessoa gastar, mais descontos e facilidades terá nas transacções. David Carvalho CEO da 'Naoris Protocol'

Scott MacAndrew, presidente da Cypher by Holt | Global Digital Banking, que vai apoiar a implementação da nova moeda digital no arquipélago, destaca que "as pessoas não precisam ter medo da criptomoeda", dada a sua segurança e potencialidades. 

Na Madeira, a moeda digital será utilizada nos diversos serviços, incluindo hotelaria, restauração e viagens. "A Madeira tem habilidade para ter a sua própria criptomoeda, que poderá ser equiparada ao euro e às mais diversas moedas", frisa Scott MacAndrew. 

O novo centro de investigação foi apresentado na segunda sessão do programa europeu INCORE - 'Innovation Capacity Building for Higher Education in Europe’s Outermost Regions', que tem como objectivo estimular a inovação e a capacidade empreendedora das Instituições de Ensino Superior das regiões ultraperiféricas da Europa, nomeadamente o Instituto Superior Técnico, a Universidade da Madeira, a Universidade Europeia das Canárias, a Universidade de La Reunion, o La Palma Research Centre e a Trisolaris Advanced Technologies.