Madeira

Semana do Coração nos Mercados Municipais do Funchal

None
Foto: André Ferreira

Começa hoje, 23 de Maio, e termina dia 28, a 7.ª Edição da Semana do Coração, nos mercados municipais dos Lavradores e da Penteada, no Funchal.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Funchal (CMF) e tem lugar no novo espaço destinado a feiras e eventos, no terraço do Mercado dos Lavradores.

Entre as 9h00 e as 13h00, será possível, no Mercado dos Lavradores, realizar rastreios bioquímicos (glicémia, colesterol, pressão arterial e o índice de massa gorda), serviços, estes, que serão assegurados pelos Serviços Médicos de Urgência, pelas farmácias de São Martinho, Confiança e Botica Inglesa e ainda a Cruz vermelha Portuguesa.

O Mercado da Penteada terá palestras com dicas úteis para a saúde bem como actividades que vão desde workshops de como preparar uma alimentação saudável e mensagens de incentivo à prática desportiva.

Na abertura, Cristina Pedra, vice-presidente da CMF, apelou à participação das pessoas nas iniciativas que vão decorrer durante a semana e que visam sensibilizar a população a adoptar estilos de vida mais saudáveis, controlando os factores de risco mais conhecidos e a promoção de alimentação rica e diversificada.

Cristina Pedra referiu ainda que as palestras, como fazer uma alimentação saudável recorrendo às ervas aromáticas, não acontecem por acaso nos mercados municipais, pois podem ser utilizados os produtos "frescos, para podermos comer mais e melhor e não ficarmos com problemas de saúde, isto se tivermos cuidado na forma como confecionamos os alimentos” .

A iniciativa que se inicia esta tarde, no Mercado dos Lavradores, conta com duas pequenas palestra sobre o papel das plantas aromáticas na saúde. Estas pequenas conferências serão asseguradas pela Secretaria Regional da Agricultura e o SESARAM. Para finalizar este primeiro dia vai existir uma aula de dança livre, assegurada pelo Centro Comunitário Regional.

Este ano contará também com diversas novidades, onde uma prende-se com a envolvência dos ginásios municipais. Assim, nos dias 24 e 325, decorrem duas aulas de ginástica, à tarde, abertas a quem quiser participar.

E visto que o tema é o coração, nos dias 24 e 28, no Mercado dos Lavradores, vai existir uma demonstração de primeiros socorros, assegurada pela Associação Madeira Emergência, um parceiro dos mercados municipais.

No dia 25 de Maio decorrem duas palestras sobre produtos regionais, que podem ser adquiridos nos mercados municipais.  Iniciativas asseguradas pela Secretaria Regional da Agriculta e pelo SESARAM.

Dia 26, no Mercado dos Lavradores, realiza-se uma palestra sobre a importância de uma alimentação saudável e outra sobre alimentação na prevenção das doenças cardiovasculares.

No penúltimo dia, 27 de Maio, o Mercado dos Lavradores enche-se de animação, música e movimento através das aulas de ginástica assegurada pela prof. Helena Fagundes e o prof. Rodrigo Rocha, seguindo-se de alguns conselhos úteis com o fisioterapeuta Luís Miguel Gouveia.

Para finalizar esta 7.ª edição, existirá, no dia 28, um showcooking com a Cátia Gonçalves, que vai realizar uma refeição completa, rica em nutrientes e diversificada.

Nesta edição uma outra actividade é a diversidade de convidados e iniciativas, que agregam vários sectores e cumprem a promessa do executivo do município em colaborar com " todas as entidades e envolver todos os agentes activos com responsabilidades, neste caso na promoção da saúde", refere nota enviada pela CMF.