5 Sentidos

'Os Infantes' actuam pela primeira na Assembleia Legislativa da Madeira e deixam marca

O concerto contou com a participação especial dos cantores Vânia Fernandes e Luís Sousa, como artistas convidados

None

A Banda Orquestral de Câmara de Lobos 'Os Infantes' actuou, hoje, pela primeira vez no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

O concerto contou com a participação especial dos cantores Vânia Fernandes e Luís Sousa, como artistas convidados.

O presidente da banda, José Manuel Petim, agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira pelo facto de os receber na 'casa da democracia', constituindo um marco importante no percurso daquela formação musical, que, no próximo dia 27 de Julho, completará 37 anos de existência.

“Anos de luta”, frisou, que lhe permitiu uma afirmação notável no panorama musical da Região Autónoma da Madeira.

José Manuel Rodrigues não poupou elogios ao trabalho realizado por dirigentes e executantes da Banda Orquestral e fez questão enaltecer a estreia na Assembleia Legislativa. “Creiam que foi uma honra e uma alegria receber, pela primeira vez, 'Os Infantes'. Vocês são, para mim, uma referência na música da Região, quer pela formação de jovens executantes, quer por esta alegria que levam às festas.”

Rodrigues felicitou também a dupla de cantores convidados, Vânia e Luís, lembrando que ambos podem ser já considerados “artistas residentes” da Assembleia Legislativa, se olharmos ao número de vezes que já actuaram “nesta casa com 500 anos”.

O presidente da ALM ofereceu à Banda Orquestral uma réplica em cristal da escultura ‘A Trilogia dos Poderes”, monumento da autoria do escultor madeirense Amândio de Sousa, que se encontra implantado no largo da Capela de Santo António da Mouraria, junto à entrada principal do edifício do parlamento regional. Uma oferta que, segundo José Manuel Rodrigues, pretende “assinalar o início de muitas colaborações entre 'Os Infantes' e o parlamento da Madeira”.

“Esta é a vossa casa, é a casa de todos nós”, concluiu.