Miguel Albuquerque

Se me perguntassem sobre este nome há 3 anos atrás, não teria grandes coisas para dizer. Nem bem, nem mal. E nem votei nele, mas arrependi-me.

Sabem o que é uma “chapada de luva branca”? Foi aquilo que levei deste senhor. Mostrou-me que é possível um político defender e querer o melhor para os seus conterrâneos com a garra necessária. Veja-se o quanto tem evoluído a Madeira, mesmo com uma pandemia mundial pelo meio. A economia está a melhorar, o investimento estrangeiro a aumentar, o turismo com bons números. Tudo graças a excelente gestão que tem sido feita na região. Não só nestas, mas noutras áreas, nota-se o bom trabalho desenvolvido. É certo que este sucesso também tem o “reverso da medalha” e isso está a gerar um mercado de arrendamento imobiliário a preços proibitivos para quem tem um salário mais baixo comparado ao vencimento de um estrangeiro, mas gostei de ler a entrevista ao secretário regional Pedro Fino que anunciou o regresso das cooperativas e que o Presidente tenha enunciado um conjunto de investimentos em toda a região a nível de habitação a custos controlados através do PRR. O que mais queremos, enquanto cidadãos, é poder arrendar a um preço que se possa pagar, não queremos gratuidades. Ou até mesmo comprar um imóvel a um custo controlado, havendo para isso, se possível, ajuda no financiamento da entrada, nem que fosse uma espécie de fiador.

Só não concordo com aquilo que se falou esta semana sobre a pobreza na Madeira: Quem diz que há pobreza na Madeira neste momento é porque não sabe o que era a Madeira há 30 ou 40 anos, aí sim, com pobreza e parcos recursos. Aquilo que os dados dizem da ‘pobreza’ só acontece devido ao facto de haver um número substancial de pessoas que não declaram tudo o que ganham, ou ganharem parte do ordenado “por baixo da mesa”. E como não é declarado, não entra nas contagens, mas como uns partidos compostos por pessoas que só querem dizer mal de tudo, dá nisso.

Por fim, senhor Presidente, tem o meu apoio e o da minha família para continuar a governar os destinos da Madeira e do Porto Santo. Tenho a certeza que tem um plano para continuar a trabalhar, a melhorar e a defender a nossa região autónoma da Madeira. Obrigado.

Jesus Basílio