Madeira

Universidade Sénior do Funchal celebrou o 16.º aniversário

None Ver Galeria

Iniciada em 2007, esta insituição conta actualmente com 157 alunos inscritos

A Universidade Sénior do Funchal celebrou ontem o seu 16.º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença da vereador Isabel Costa.

Em 2007, entre 16 de Maio e 13 de Julho, esta instituição que conta 157 alunos inscritos, iniciou-se com o ‘Curso Livre de Iniciação em Estudos Sócio Culturais: Portugal no Mundo’, que foi resultado de muitas reuniões de trabalho, abrangendo as áreas relacionadas com as nossas raízes.  A filosofia deste tipo de “universidades” surgiu em França, tendo por base o ensino e o convívio saudável entre gerações.

Esta foi a primeira Universidade Sénior da Região Autónoma da Madeira, em parceria com a Universidade da Madeira, tendo, como objectivo, permitir às pessoas em idade de reforma ou com mais de 50 anos de idade, o acesso à continuidade de poder adquirir e rever conhecimentos através da “Universidade Sénior do Funchal”.

Neste sentido, a Câmara Municipal do Funchal teve e tem por objectivo proporcionar às pessoas um ensino diferente, tendo em conta a aposta na formação ao longo da vida e proporcionar um espaço de valorização das pessoas idosas e do seu papel na sociedade, sendo ministrado em regime não formal, sem fins de atribuição de grau académico e no contexto de formação ao longo da vida.

Refira-se ainda que a USF é membro activo da Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) como membro nº 140 desde 13 de Novembro de 2009 e que, desde 2017, a Universidade Sénior do Funchal - C.M.F., tem um espaço próprio, na antiga Escola da Azinhaga da Nazaré, na Azinhaga de São Martinho.