Madeira

Cinco técnicos lofoscópicos do Comando Regional da Madeira da PSP com "melhor resultado nacional"

Sexto ano consecutivo que a SPTF do Comando Regional da Madeira obtém o melhor desempenho nacional

None

Cinco técnicos logoscópicos da Secção de Polícia Técnica Forense (SPTF), do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública, obtiveram, em 2021, "o melhor resultado nacional na vertente inspecções judiciárias realizadas aos locais de crime", revelou o comando.

Desta forma este é o 6.º ano consecutivo que a SPTF do Comando Regional da Madeira obtém o melhor desempenho nacional, sendo de realçar que nos 14 anos de existência destes fóruns a SPTF do Comando Regional Madeira obteve o melhor desempenho em nove ocasiões.

Da análise do trabalho desenvolvido pelos cinco técnicos/peritos lofoscópicos da Secção de Polícia Técnica Forense (SPTF) do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública ao longo do ano 2021 verificou-se que obteve o melhor resultado nacional na vertente inspecções judiciárias realizadas aos locais de crime de cenário tendo em consideração o número total de indivíduos identificados na sequência dos vestígios recolhidos. Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira. 

"O empenho e abnegação demonstrada pelos Polícias da SPTF do Comando Regional da Madeira aquando da realização das respectivas inspecções judiciárias nos cenários de crime na Região Autónoma da Madeira contribuiu decisivamente para que em 2021, 109 suspeitos fossem identificados através dos indícios/vestígios recolhidos nos diversos locais de crime examinados nesta Região", refere o comando.

O trabalho técnico-científico desenvolvido permitiu que através da prova pericial obtida, as autoridades Judiciárias pudessem aplicar ainda na fase de inquérito inúmeras medidas de coação, algumas das quais privativas da liberdade, e em sede de julgamento permitiu ao julgador alicerçar a sua decisão em prova com um valor probatório superior. 

A 29 de Novembro o Departamento de Investigação Criminal da Direcção Nacional da Polícia da Segurança Pública (PSP) organizou, em formato on-line, o 14.º Fórum de Polícia Técnica e Ciência Forense. Esta iniciativa, realizada anualmente, contou com a participação de representantes, peritos e técnicos de Polícia Técnica Forense de todas as 20 unidades/secções de Polícia Técnica e Forense da PSP.

O objectivo passou por apresentar e analisar os dados estatísticos do trabalho desenvolvido no ano anterior pelas 20 unidades/secções de Polícia Técnica e Forense, bem como promover uma partilha de boas práticas e conhecimentos técnico-científicos entre os especialistas, e ainda apresentar e delinear os objectivos para os anos seguintes.

Os técnicos/peritos das Unidades/Secções de Polícia Técnica e Forense da Polícia de Segurança Pública são Polícias com formação especifica na área da inspecção judiciária nos diversos cenários de crime, bem como na análise / perícia dos diversos vestígios recolhidos e que contribuem para que os autores dos diversos crimes sejam responsabilizados em sede de julgamento pelos actos praticados. Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira.