Mundo

Casos de pneumonia infantil aumentam em Cabul com o iminente Inverno

None

Os casos de pneumonia entre as crianças estão a aumentar em Cabul, num cenário preocupante face à chegada iminente do inverno, alertaram ontem os médicos afegãos, que apontam para mais de 30 menores a entrarem diariamente nas urgências.

Segundo a equipa do Hospital Infantil Indira Gandhi, o número de crianças doentes subiu em relação ao ano passado. "O número de pacientes que visitam o nosso hospital é diferente todos os dias, mas 30, 40 ou 50 pessoas acabam hospitalizadas aqui todos os dias", disse o médico Saifullah Abasin, sublinhando que 20 a 30% destes doentes chegam "em estado crítico" devido à longa e árdua viagem desde as áreas remotas onde vivem.

O Ministério da Saúde dos Talibãs reconheceu a existência de uma crise, causada por uma combinação de baixas temperaturas, higiene deficiente e poluição ambiental. "Estamos a tentar reduzir o número de mortes entre doentes com doenças respiratórias através de um tratamento adequado", disse o porta-voz Sharafat Zaman Amarkhail à Tolo News.

De acordo com estimativas do Ministério, foram notificados quase um milhão de casos de pneumonia desde janeiro deste ano, a maioria dos quais de crianças.

Outra população extremamente vulnerável à pneumonia é a comunidade seropositiva, que tem falta de camas hospitalares no país, segundo o diretor adjunto do Ministério da Saúde, Habibullah Ajunzada.

O ministério identificou cerca de 3.200 casos de VIH no Afeganistão, 75% dos quais são homens e 25% mulheres.