Madeira

'Bartolomeu Perestrelo' participou na quinta mobilidade do projecto S.C.O.R.E

None

Entre os dias 20 e 26 de Novembro, dois professores e três alunos da Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo participaram na quinta mobilidade do projecto S.C.O.R.E ( Six Colors of the Rainbow in Europe ) que se realizou nas cidades de Afyonkarahisar e Emirdag na Turquia.

No primeiro dia, o grupo realizou uma visita ao laboratório de meteorologia, tendo participado numa conferência sobre o aparecimento de dunas formadas pela força da natureza. Realizaram também uma visita a uma colina para a visualização especial de estrelas.

No segundo dia visitaram o Parque Nacional Çifteler, onde puderam observar o habitat natural de uma espécie endémica de aves, denominada de 'the cormorants'. Realizaram também um projecto de execução de papagaios com materiais reutilizáveis para participação num campeonato internacional. 

No terceiro dia, todos os participantes desta mobilidade, Portugueses, Espanhóis, Turcos, Italianos e Romenos, visitaram a estação meteorológica de Afyon em Afyonkarahisar. Visualizaram o legado cultural e programas educacionais com objectivo de comparar os elementos meteorológicos, tais como temperaturas, flora, entre outros. Identificaram também instrumentos de metrologia com o objectivo de mostrar aos alunos os diferentes aparelhos e as respectivas unidades de medida.

No quarto, participarem em actividades desportivas, denominadas 'Meteo Olympiads – Sports Day', e também num workshop dedicado ao vento.

No último dia da mobilidade, os alunos das várias nacionalidades agruparam-se para a execução de um projecto de energias renováveis, tendo como objectivo a sensibilização dos mesmos para a importância da sua utilização.