Madeira

Saídas do Governo de Costa não vão “melindrar a estabilidade”, garante Ministra do Ensino Superior

A governante diz que o seu Ministério apresentou resultados de sucesso em 2022

None
Foto Miguel Espada/Aspress

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, disse, esta tarde, à entrada para uma reunião com a equipa reitoral da Universidade da Madeira (UMa), que a situação política nacional, na qual se conta a saída de mais de uma dezena de elementos do executivo de António Costa, não a preocupa. “Não estou preocupada com isso. Acredito que não vai melindrar a estabilidade. Estamos muito concentrados. Temos metas muito precisas na área da Ciência e do Ensino Superior", garantiu.

Aliás, no que à área que tutela diz respeito, que é a Ciência e o Ensino Superior, “tivemos um sucesso excelente”, assumiu, acrescentando que bateram vários recordes no ano de 2022. “Temos o número maior de alunos inscritos no Ensino Superior, cerca de 433 mil, aumentamos como nunca se aumentou a acção social para os alunos bolseiros, temos um aumento para 2023 de 70% e conseguimos bater o recorde relativamente à despesa feita pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia””.

O encontro desta tarde, aproveitando a visita à Região com a família para assistir ao espectáculo de Fim-de-Ano, serviu ainda para clarificar que está para breve a majoração pretendida pela Universidade da Madeira, assim como para debater o apoio referente ao funcionamento e desenvolvimento do Ciclo Básico do Mestrado Integrado de Medicina e o acesso a fundos dos programas operacionais nacionais, fundos de gestão descentralizada, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio para o período 2021-2027.