A Guerra Mundo

"Paz justa" não envolve cedências na integridade territorial

None

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realçou hoje em Washington que uma "paz justa" para terminar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia não implica "nenhuma cedência" na integridade territorial ucraniana.

"Para mim, como Presidente, uma 'paz justa' não implica qualquer cedência quanto à soberania, liberdade e integridade territorial do meu país", destacou o chefe de Estado da Ucrânia, durante uma conferência de imprensa ao lado do homólogo norte-americano, Joe Biden, após uma reunião bilateral na Casa Branca.

Em resposta a uma pergunta de um jornalista ucraniano, Zelensky referiu que não sabe o que é uma "paz justa" para todos.

"Tenho falado muito nas crianças, mas, como pai, gostava de enfatizar que muitos pais perderam filhos na linha da frente. O que é 'paz justa' para eles? Dinheiro ou compensações não são nada. É uma tragédia tremenda e, quanto mais a guerra durar, mais pais viverão a querer vingança", sublinhou Zelensky.

Em resposta, Joe Biden garantiu que partilha a mesma visão pela "independência da Ucrânia".

"Queremos que esta guerra acabe, e, como dissemos, isso não irá acontecer agora (...). Vamos ajudar a Ucrânia a ganhar no campo de batalha, o que não pode acontecer sem a nossa ajuda", destacou.

Zelensky, disse ainda o Presidente norte-americano, estará futuramente "pronto para falar [sobre a paz] porque terá ganho no campo de batalha".