Desporto

Ivo Vieira reconhece qualidade no Brasil, mas pretende mais intensidade

None

O treinador Ivo Vieira, que vai rumar ao Brasil no início do próximo ano para orientar o Cuiabá, da primeira divisão futebol, reconheceu hoje muita qualidade aos jogadores brasileiros, mas pretende "implementar um pouco mais de intensidade".

"Costumo dizer que no Brasil a qualidade é muita, podemos implementar um pouco mais de intensidade. Por exemplo, os atletas que vêm para a Europa são aqueles que são 'apetrechados' tecnicamente e depois têm intensidade nas suas ações", respondeu Ivo Vieira, quando questionado se espera um futebol diferente daquele que é praticado em Portugal.

Segundo o técnico, de 46 anos, os jogadores dotados de qualidade e intensidade "são aqueles que marcam posição nos grandes clubes europeus", lembrando que é "um país que oferece jogadores pelo mundo fora, inclusive a Portugal".

O treinador, que rescindiu contrato com o Gil Vicente no início de novembro, destacou o futebol atrativo dos 'canarinhos'.

"Há que, provavelmente, potenciar outros aspetos em termos táticos, que poderá levar esses jogadores a terem um crescimento maior. O futebol é atrativo pela qualidade que jogam e vamos tentar, no meu caso, potenciar para que eles sejam melhores a cada dia", prosseguiu.

O treinador madeirense vai cumprir por no Brasil a sua segunda experiência fora do futebol português, após uma passagem na temporada 2020/21 pelos sauditas do Al Wehda.

"O objetivo é também tentar sair um pouco do meu espaço de conforto que é Portugal, e tentar fazer um bom trabalho", afirmou aos jornalistas, à margem de um jogo solidário que teve lugar no Estádio do Marítimo, em que participou como jogador.

O sucessor do também português António Oliveira, que vai orientar o Coritiba, assumiu que vai "abraçar o projeto com afinco para que as coisas corram de feição".

O técnico conta no seu currículo passagens por Gil Vicente, Famalicão, Vitória de Guimarães, Moreirense, Estoril Praia, Marítimo e Nacional e viaja para o Brasil no próximo dia 01 de janeiro para começar os trabalhos com a equipa no dia seguinte.

O 'Brasileirão' contará na próxima época com sete treinadores portugueses: António Oliveira (Coritiba), Vítor Pereira (Flamengo), Ivo Vieira (Cuiabá), Pedro Caixinha (Bragantino), Renato Paiva (Bahia), Luís Castro (Botafogo) e o campeão Abel Ferreira (Palmeiras).