Mundo

Sara Cerdas como negociadora no processo legislativo sobre dados em Saúde

A futura legislação visa criar um Espaço Europeu de Dados de Saúde que pretende revolucionar o acesso a cuidados de saúde dos cidadãos da União Europeia

None

A eurodeputada madeirense Sara Cerdas será negociadora da futura legislação que visa criar um Espaço Europeu de Dados de Saúde, como relatora-sombra pelo grupo de Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu.

O Espaço Europeu de Dados de Saúde será o primeiro espaço comum de dados da União Europeia (UE) e pretende melhorar o acesso digital aos dados de saúde dos doentes, nomeadamente o acesso simplificado a registos de saúde electrónicos, dados dos exames médicos, inclusive quando viajam dentro da UE. 

Também permitirá o uso de dados de saúde para mais e melhor investigação, formulação de políticas e regulamentação, com uma estrutura de governo europeia confiável onde todos os Estados-Membros podem participar.

A eurodeputada do PS, médica em saúde pública, afirma que “nada se faz sem investimento” e que “a UE deverá envidar grandes investimentos na digitalização, nos equipamentos, no desenvolvimento da cibersegurança e na formação dos diferentes elos do sistema de saúde, em especial, os seus profissionais”.

Sara Cerdas considera que o apoio aos Estados-Membros no processo de transformação e modernização digital é um passo crucial, bem como as questões ao nível da segurança, da privacidade e da protecção de dados. “Os dados de saúde são dados sensíveis e é essencial garantir uma forte aposta na sua proteção e na garantia do consentimento informado dos cidadãos em todo o processo”, conclui.