Madeira

94% dos professores têm vínculo permanente à Região

None

No discurso de abertura do 13.º Congresso dos Professores da Madeira, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, sublinhou que 94% dos professores têm vínculo permanente à Região, sublinhando assim o “esforço” que tem sido feito na fixação dos docentes.

Destacando que as políticas de educação que têm sido realizadas como “marco de justiça e coerência”, o governante enalteceu que o Governo Regional tem defendido manter as cargas horárias, fixar os quadros por zona pedagógica, entre outras medidas.

Não obstante, o secretário regional destacou a melhoria dos resultados escolares obtidos em 2021, ano escolar em que 59% dos docentes tinham menos de 59 anos, sublinhando dessa forma que o rejuvenescimento é um desafio fundamental para esta classe.

A finalizar, Jorge Carvalho destacou que é neste sector que “a sociedade confia a preparação das novas gerações” e, por isso, garante que o Governo também ‘ao lado’ dos docentes.

O 13.º Congresso dos Professores da Madeira, decorre no Hotel Savoy Palace. Sob o tema ‘Haverá futuro para a educação sem o Rejuvenescimento Docente?’, este evento conta com a presença de cerca de 300 delegados do SPM, bem como convidados dos outros sindicatos da FENPROF e USAM.