A corrupção rouba o Estado Social

Uma das matrizes principais do serviço público é ser impoluto. Na prática, pelo elevado número de indiciados e arguidos, aquela característica não se verifica em inúmeras ocasiões... o PSD e o PS, há tempo demais, são os campeões da corrupção no seio das autarquias. Tantos, tantos acusados, mas condenados à prisão, além de Isaltino de Morais, ex-PSD, quem mais?

Corrupção e trampolinices roubam - de facto! - O Estado Social. O PÚBLICO, e bem!, investigou Miguel Alves que fez negócio suspeitoso enquanto ex-autarca de Caminha levou o MP a abrir-lhe um inquérito... uma ex-autarca do PS, agora deputada e que se manteve no governo na condição de arguida, teve no seu líder par(a)lamentar, Brilhante Dias, a sua defesa e a desonra de dizer, que a situação desta é estritamente pessoal(!). O Dias,

«brilhante», calado é um poeta! Aquela está judicialmente envolvida com Isaltino, presidente da Câmara de Oeiras e o ex-presidente da Câmara de Mafra, Ministro dos Santos (PSD). As intrujices repetem-se com uma frequência desmesurada: Enquanto presidente da Câmara de Montalegre e o vice-presidente, ambos do PS, estão indiciados por associação criminosa, peculato, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, abuso de poder e participação económica em negócio, falsificação de documentos. Estes inqualificáveis procedimentos tiram apoios prementes, já que foram pedidas ajudas para crianças em Montalegre e a resposta foi que não havia dinheiro.... Pudera! Se estas negações não são crimes, o que são? A situação do presidente de Montalegre é tão suspeita que ficou em prisão preventiva.

Gente que comprovadamente rouba o erário público deve ser exemplarmente sancionada e irradiada da política - para todo o sempre!

Vítor Colaço Santos