Madeira

"Governo Regional atira areia para os olhos dos madeirenses”, acusa o PS

None

O presidente do PS-Madeira denunciou, hoje, que os problemas no sector da Saúde têm vindo a agravar-se desde que Miguel Albuquerque tomou posse como presidente do Governo Regional, apontando como exemplos as dificuldades no acesso à saúde e as crescentes listas de espera. Enquanto isso, acusa Sérgio Gonçalves, o Executivo “continua a querer atirar areia para os olhos dos madeirenses”.

Em conferência de imprensa realizada junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, o líder dos socialistas deu conta do facto de, desde 2015, as listas de espera terem mais do que duplicado na Região, sendo que, proporcionalmente falando, existem cerca de 4 vezes mais actos médicos em espera do que a nível nacional.

Sérgio Gonçalves referiu-se também os problemas tornados públicos esta semana, nomeadamente no que toca ao Serviço de Ortopedia e à falta de profissionais para dar resposta às necessidades dos utentes, mas também no que diz respeito à ruptura de medicamentos. Trata-se, como afirmou, de “um problema gravíssimo e que não deveria acontecer, sobretudo quando temos um Governo Regional que diz que nunca investiu tanto em recursos financeiros e humanos para que o SESARAM pudesse dar resposta”.

O presidente do PS vincou que passados sete anos de governação de Miguel Albuquerque as listas de espera duplicaram, os problemas vão se acumulando sem resolução e as pessoas aguardam “meses e anos” para verem a sua situação resolvida. Alertou que esta é uma situação que é preciso inverter, dando conta que o PS tem vindo a apresentar várias soluções, entre as quais a implementação dos tempos máximos de resposta garantidos.

“É necessário que se introduza mais transparência no sistema, que as pessoas conheçam o seu lugar nas listas de espera e que tenham alguma previsibilidade relativamente à altura em que poderão ser atendidas. Fixando esses tempos máximos de resposta garantidos, teríamos essa métrica, essa possibilidade de saber efectivamente quando é que as pessoas poderão ser atendidas e, não o sendo, poderiam recorrer ao privado e esses custos serem suportados pelo SESARAM”, explicou.

Sublinhando a urgência desta e de outras soluções para resolver os problemas do sector, o líder socialista acusa, no entanto, o Governo Regional de continuar “a querer atirar areia para os olhos dos madeirenses”, falando da questão da construção do novo hospital e das verbas do Orçamento do Estado, quando “é perfeitamente claro para toda a gente que nunca o Estado faltou com o seu compromisso de pagamento de 50% do hospital”, conforme comprovam as facturas apresentadas. “Aquilo em que o Governo Regional devia concentrar-se era, por um lado, em resolver os problemas que persistem no SESARAM e, por outro, em executar também a obra, porque, se for executada, naturalmente será comparticipada pelo Estado”, rematou Sérgio Gonçalves.