A Guerra Mundo

Sistema de distribuição de electricidade na Moldávia reposto após apagão causado por ataques russos na Ucrâniaa

Foto Ales Munt/Shutterstock.com
Foto Ales Munt/Shutterstock.com

A Moldávia restabeleceu praticamente a totalidade do sistema de distribuição de eletricidade no país após o apagão que terá sido provocado pelos bombardeamentos russos contra uma infraestrutura energética na Ucrânia.

De acordo com a empresa distribuidora da Moldávia, Premier Energy, falta resolver a situação de cerca de 10 mil consumidores do país que faz fronteira com a Ucrânia. 

Citada pelo jornal moldavo Replica, a empresa, às 08:00 (06:00 em Lisboa) refere que mais de 850 mil clientes no centro e no sul da Moldávia voltaram a ter energia elétrica em casa.

As más condições meteorológicas, marcadas pela chuva e ventos fortes também agravaram a situação e, por isso, de acordo com a empresa de distribuição, cerca de 10 mil consumidores ainda continuam sem luz elétrica. 

"Entendemos o mal-estar pela falta de energia a que os consumidores estão sujeitos. Reiteramos que esta situação complicada foi provocada pelos bombardeamentos no país vizinho (Ucrânia), cujo sistema elétrico está conectado com o nosso", disse a Premier Energy.

Na quarta-feira, as forças russas fizeram um ataque contra o sistema de energia da Ucrânia com 67 mísseis de cruzeiro e 10 'drones', aparelhos voadores não tripulados.

Apesar da Força Aérea da Ucrânia ter derrubado, segundo afirmou Kiev, 51 foguetes de artilharia e cinco 'drones', o impacto dos restantes projéteis provocou um novo apagão na Ucrânia que afetaram a Moldávia, país habitado por 2,6 milhões de habitantes. 

Tratou-se da segunda vez que a República da Moldávia, ex-república soviética, é afetada pelos cortes de energia provocados pelos bombardeamentos russos na Ucrânia.

No passado dia 15 de novembro, registou-se o maior apagão de sempre.