Mundial'2022 Desporto

Bruno com "sentimento de orgulho inexplicável" prestes a somar jogo 50.º

None

O médio Bruno Fernandes, que poderá somar a 50.ª internacionalização por Portugal diante do Gana, na estreia do Mundial2022 de futebol, manifestou hoje um "sentimento de orgulho inexplicável" por representar os lusos no torneio mais importante de seleções.

Apesar de, muito provavelmente, atingir essa cifra na quinta-feira, o médio dos ingleses do Manchester United salienta que "a responsabilidade é enorme, independentemente de ser o primeiro jogo ou o 50.º".

"Responsabilidade enorme, independentemente de ser o primeiro [jogo] ou o 50.º. É um sentimento de orgulho inexplicável, crescemos a sonhar com estes momentos de um dia estar aqui [no Mundial]. Temos de estar muito felizes com isso", confessou o médio ofensivo, de 28 anos, na conferência de antevisão ao duelo com os africanos.

Sobre se o lote de 26 convocados pelo selecionador Fernando Santos é o melhor até hoje, o médio luso respondeu que o "grupo mais forte e o que será lembrado é sempre aquele que ganha", recordando os campeões do Euro2016 e da primeira edição da Liga das Nações, em 2019.

O adversário de quinta-feira é, segundo Bruno, "muito intenso e forte fisicamente", pelo que será "muito difícil para Portugal", que quer "entrar a ganhar".

"É uma equipa muito intensa, jogadores que jogam em bons campeonatos, são fortes fisicamente, rápidos e é uma seleção que, por norma, faz boas exibições nestas grandes competições. Tem muita força física e será muito difícil para nós. Todos querem entrar a ganhar", analisou.

Chegar à fase final do Mundial2022 durante a temporada, ao invés do habitual, quando se disputa entre junho e julho, "facilita" a vida aos jogadores, visto que "a forma física é a melhor".

"Acho que os jogadores estão naquela fase em que a forma física é a melhor, já estão a um nível de excelência. Toda a gente numa competição como esta quer dar aquele bocadinho extra. Chegarmos a meio da época, facilita o facto de estarmos muito bem fisicamente para jogarmos da melhor maneira possível", concluiu.

Portugal e Gana jogam na quinta-feira, às 19:00 locais (16:00 em Lisboa), no Estádio 974, em Doha, para a primeira jornada do Grupo H do Campeonato do Mundo.

Seguir-se-ão os confrontos com o Uruguai, em 28 de novembro, às 22:00 locais (19:00), e a Coreia do Sul, de Paulo Bento, em 02 de dezembro, pelas 18:00 (15:00).

A 22.ª edição do Campeonato do Mundo decorre até 18 de dezembro, no Qatar.