Madeira

JSD/Madeira destaca consciência tecnológica dos movimentos juvenis

None

A Comissão Política da JSD/Madeira participou numa iniciativa promovida pela Associação My Madeira Island, realizada ao abrigo do programa Eramus + da autoria da União Europeia. Os 'Business Speed Dating' consistem em eventos informais direccionados a todos os jovens da Região que estejam interessados em desenvolver e saber mais sobre uma eventual carreira nas áreas do trabalho remoto.

Na ocasião, Patrícia Gonçalves, vogal da Comissão Política da JSD/Madeira encarregue de acompanhar a referida pasta, destacou as competências digitais das novas gerações. 

 “A JSD/Madeira tem como uma das suas principais bandeiras este mandato acompanhar e envolver-se junto do movimento associativos regional, seja ele estudantil ou juvenil, como forma de auscultar, através de um contacto informal, os problemas dos jovens e através disso poder, nos centros de poder onde tem voz, apresentar soluções”, referiu Patrícia Gonçalves. 

No entender da referida porta-voz, a Madeira tem desenvolvido ao longo dos últimos 7 anos um enorme esforço para dar a conhecer estes programas de mobilidade e intercambio preparando os jovens da Região para um mundo em que as competências laborais necessárias são eminentemente diferentes daquelas que se pediam há 5 ou 10 anos.

“Hoje o mundo vive um enorme desafio que passa por encontrar um equilíbrio entre as competências sociais e humanas das gerações boomers ou millennial com as competências digitais da nova geração Z, que já nasceu num mundo altamente tecnológico, digitalizado e em que o processo de integração e aprendizagem laboral são muito diferentes daquela que era a realidade há 5 ou 6 anos.  Patrícia Gonçalves, vogal da Comissão Política da JSD/Madeira 

“Hoje verificam-se na Região eventos, sob o ponto de vista de programas europeus, regionais ou municipais, uma preocupação generalizada de desenvolver nos jovens da Região um espírito crítico construtivo, conhecer e de consciência para as oportunidades de um mundo cada vez mais global”, disse, dando como exemplo iniciativas como aquelas que vêm a ser desenvolvidas pelos diferentes movimentos associativos.

“O trabalho de consciencialização e preparação das novas gerações dá-se, acima de tudo, com a abertura do seu conhecimento ao mundo. Consciencializar as novas gerações que a identidade comum, defendida pelos ideais europeus, e alimentada por projectos como estes são uma oportunidade para terem uma vida totalmente diferente dos seus pais e avós não só é uma missão nobre que não só os prepara, mas também, demonstra que na Madeira há uma juventude consciente para o mundo tecnológico, cosmopolita e agregador” conclui assim a jovem dirigente da JSD/Madeira.