O Código da estrada ainda vigora?

Tenho lido artigos de alguns leitores, que se mostram agastados com o constante abuso dos condutores, que sistematicamente ignoram o código da estrada e que são premiados pela passividade e inércia das autoridades, que deveriam simplesmente cumprir com as funções, para as quais estão mandatadas.

Junto-me ao coro desses leitores e anexo duas fotografias (podiam ser muitas mais), hoje captadas, que demonstram o abuso e a falta de civismo de muitos condutores, que só têm olhos para o seu umbigo (que deve ser bem grande).

Se existe traço contínuo, ou até duplo traço (amarelo e branco) isso não interessa, deve ser para embelezar a estrada. As docas nas paragens de autocarros, são um local predileto para estacionar. Também nas curvas, em cima dos passeios, impedindo a passagem dos peões (será que essa gente não anda a pé?), em fila dupla, à entrada de parques de estacionamento, em plena via, para ir tomar um café ou comprar tabaco ou jornais, ou simplesmente para manter uma amena cavaqueira e, mais grave o estacionamento em contramão, em que o condutor terá de fazer uma manobra arriscada para voltar à via. Nesta última situação, já presenciei carros da PSP assim estacionados. Quando os próprios agentes desconhecem a lei, está tudo explicado.

Com a eleição e tomada de posse da nova vereação no Funchal, esperava-se alguma mudança, de forma a que fosse restabelecida a normalidade civilizacional, por parte dos condutores de veículos automóveis. Infelizmente neste aspecto nada mudou. Continua a "bandalheira" e o "regabofe" fruto da incúria de uns e da perda de valores éticos e civilizacionais de outros que prezam a libertinagem.

Luís Alberto Gonçalves