Madeira

Socialistas exigem explicações sobre instabilidade no Serviço de Psiquiatria

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) exige que o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, venha a público "esclarecer a instabilidade que se verifica no Serviço de Psiquiatria do Serviço de Saúde da Região (SESARAM), motivada pelas demissões do respectivo director e de mais uma médica da especialidade".

Em nota remetida à imprensa, Rui Caetano salienta que "ainda há dois dias, foi tornada pública a demissão do director do referido serviço, o psiquiatra Daniel Neto e, já hoje, foi anunciada a saída de mais uma médica psiquiatra, em solidariedade com o colega de equipa, atendendo ao 'mal-estar e ao ambiente conturbado e de difícil cooperação que se tem sentido nesta especialidade ao longo dos últimos meses'".

O líder parlamentar do PS-Madeira entende que esta é uma situação "muito preocupante, tendo em conta a escalada que se tem verificado ao nível das doenças mentais, situação que se tem agravado com a conjuntura pandémica".

"A saúde mental é uma área que deve merecer cada vez maior atenção por parte das autoridades de Saúde e não é compreensível como é que uma especialidade médica desta importância passa por momentos cada vez conturbados, quando deveria ser precisamente o contrário", enfatiza Rui Caetano, que se por lado elogia o trabalho dos profissionais, por outro adverte para "a necessidade de a tutela da Saúde garantir a tranquilidade exigível no serviço".

O líder da bancada parlamentar socialista não deixa ainda de questionar "se haverá, ou não, uma possível ligação entre as demissões e as declarações que têm vindo a ser proferidas pelo director de serviço demissionário, Daniel Neto, em que tem alertado para a ineficiência da resposta que tem sido dada ao nível da saúde mental na Região".

"Seria muito importante e uma atitude de respeito para com a população da Região que o senhor secretário esclarecesse a situação de instabilidade que se constata na área da saúde mental", remata o socialista.