None
Eleições Autárquicas Madeira

Pedem mais atracções para o Largo da Achada

Texto: Marco Livramento | Foto: Rui Silva/Aspress

None

Tudo porque o centro da freguesia está deserto. “O que isto já foi, agora até dói ver isto assim”, atira Maria Celeste Fernandes, que ainda assim está expectante em relação à conclusão das obras em curso, pois só nessa altura “vamos ver quais são os benefícios”. E “se precisar vou ao Funchal”, não deixando de reconhecer que as ligações por transportes públicos dentro do concelho está bem melhor. A viver há quase 30 anos no bairro da Nogueira, diz que “em todo o lado há torto e direito” e gosta do sítio onde mora.

None

Quem também gosta de viver na Camacha é Ana Reis. Apontando evolução à freguesia, esta moradora nos Casais d’Além elogia a recolha de lixo e a frequência dos transportes público. No sentido oposto, não deixa de apontar que “isto aqui é meio morto”, referindo-se à falta de iniciativas que chamem a população local ao centro da freguesia, ou mesmo turistas. Faltam actividades para a população local e atracções para os visitantes.

None

Sobre a natalidade, um problema que afecta várias localidades, esta camacheira não tem dúvidas de que “há lugares piores”, ainda assim pede medidas adequadas para incentivar as famílias a terem mais filhos. Aproveita para pedir mais alguns serviços no centro da freguesia, para que não tivessem de se deslocar tantas vezes para a sede de concelho ou para o Funchal.

None

Mas a reivindicações não se ficam por aqui. Ali ao lado, José Rodrigues considera um desperdício de dinheiro as obras que estão a ser feitas no Largo da Achada. Na sua opinião, esse dinheiro seria mais bem empregue na recuperação de algumas habitações que estão bastante degradadas. A necessidade é tal, que este homem, nascido e criado na Camacha, considera que até os seus cães vivem em melhores condições do que ele.

None

Há vários anos que aguardar pelos apoios prometidos, mas até agora sem grande sucesso. A sua situação não é única, apressando-se a enumerar outras pessoas que passam pelas mesmas dificuldades.

None

A viver no Rochão do Meio, Angelina Martins diz que a Camacha é desenvolvida, não havendo falta flagrante de nada. Do alto dos seus 75 anos, recorda o passado com saudade, embora nunca faltasse trabalho. E ainda hoje não para um instante, apesar da saúde que por vezes vai faltando.  A recolha de lixo feita à segunda, à quarta e ao sábado é mais do que suficiente. Não falta água, não falta luz. O bastante para alguma qualidade de vida. O quadro fica  completo com a festa que não dispensa na igreja matriz.